A Cornualha tem o litoral mais longo de qualquer condado inglês, com mais de 1.000 km para descobrir e explorar.

O norte tem falésias dramáticas, praias de areia macia e o Castelo de Tintagel, onde supostamente nasceu o Rei Artur; o oeste é selvagem e intocado e o sul tem bonitas enseadas e belas trilhas de caminhada.

Veja em baixo cinco passeios costeiros que pode fazer esta primavera na Cornualha.

The Tintagel Circulars 

The Tintagel Circulars ou as circulares de Tintagel, são na verdade três caminhadas distintas que fazem uso das muitas trilhas excelentes que existem em redor da aldeia de Tintagel. 

Como o próprio nome indica as caminhadas são todas circulares e começam da mesma forma, mas variam em distância e terreno para que o dia possa ser planeado de acordo com as necessidades e possibilidades de cada visitante.

  • Barras Nose Circular Route 

Este passeio começa no parque de estacionamento em frente à antiga estação de Correios. O visitante deve seguir a estrada principal por Tintagel e virar à direita para se juntar à trilha do Headland Camping and Caravan Park. Isso conduz a uma trilha, através de um campo e através de um portão que vai dar ao Coast Path (caminho da costa) acima de Gullastem. Continue  pelo Coast Path em direção a Barras Nose e siga a placa para o Castelo de Tintagel. Visite as ruínas do castelo e depois siga a trilha larga e íngreme, passando pela loja do English Heritage, de volta para a vila de Tintagel.

  • Glebe Cliff/ Dunderhole Point Circular Route 

Este passeio começa de forma idêntica ao Barras Nose, mas após visitar o castelo, o visitante deve seguir a placa Coast Path até Glebe Cliff. Passar a igreja medieval e seguir para o Youth Hostel. Pouco antes do Hostel, encontra uma trilha que leva até Trevillick Farm. A partir daqui, pode apanhar um dos caminhos pelos campos e voltar para Tintagel.

  • Hole Beach Circular Route

Roteiro idêntico ao Glebe Cliff Circular até chegar à igreja medieval e ao Youth Hostel. O passeio continua depois, a partir do Youth Hostel, até Penhallic Point que oferece algumas vistas fantásticas e depois para Praia Hole, que fica logo depois da placa do National Trust para Bagalow. Daqui pode-se apanhar um caminho pelos campos até Trevillick Farm e voltar para Tintagel.

Pontos a não perder nestas caminhadas:

  • Old Post Office de Tintagel — A antiga estação de correios de Tintagel é uma casa tradicional da Cornualha, construída à mais de 600 anos e propriedade do The National Trust. Tem um belo jardim.
  • As focas em redor de Willapark. 
  • A igreja medieval de St. Materianas 
  • Tintagel Castle   As ruínas deste castelo estão cercadas pelas lendas e mitologia do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda

Hawkers Cove até Stepper Point

Hawkers Cove to Stepper Point é um dos passeios costeiros mais curtos e acessíveis, disponíveis na Cornualha. Com uma distância de apenas três quilómetros e acessibilidade para cadeiras de rodas, esta caminhada costeira pode mostrar a beleza da região sem necessidade de se fazer um grande esforço.

A caminhada começa descendo até à costa, em Harbor Cove e depois junta-se ao Coast Path (caminho da costa) em direção à pedreira no final de Stepper Point. A caminhada então contorna o promontório, passando pela Torre Daymark para chegar à caverna desmoronada de Pepper Hole, regressando via Lellizzick Farm.

Lizard Coastal Walk

Esta desafiadora caminhada de aproximadamente 7 km, que exige ao visitante uma boa condição física, começa e termina em Kynance Cove e passa por alguns dos melhores pontos turísticos do South West Coast Path. 

A trilha percorre a ponta mais ao sul da Grã-Bretanha continental  — a Península Lizard — conhecida pelos seus dramáticos penhascos, flores silvestres raras e uma interessante história costeira.

Partindo de Kynance Cove em direção a Lizard Point, deve subir os degraus da enseada na extremidade leste da praia. Kynance Cove é um lugar popular desde os tempos vitorianos e muitas das cavernas ao redor de Kynance têm nomes daquela época, como a Ladies Bathing Pool, a Parlour e a Drawing Room. 

Suba a colina a partir da praia e atravesse o parque de estacionamento onde pode voltar ao Coast Path (caminho da costa). Se fizer a caminhada na primavera não deixe de reparar nas flores silvestres pois esta é uma das áreas botânicas mais ricas do Reino Unido e algumas espécies só existem aqui.

Siga o caminho da falésia, passando por cima da Praia de Pentreath. Continue ao longo do Coast Path, apreciando algumas das extraordinárias vistas que existem nesta rota.

Preste atenção ao mar, porque focas e tubarões-frade são muitas vezes vistos por aqui. Pássaros como o corvo-de-bico-vermelho e gansos-patola podem igualmente ser avistados, ao longo das falésias, em qualquer época do ano.

Continue até ao Lizard Lighthouse e admire o farol construído em 1752 que até hoje guia milhares de navios pelas águas, cheias de rochas perigosas, da Cornualha.

Siga até Lions Den, um buraco de 12 m no penhasco criado em meados do século XIX, quando uma caverna que havia no local, colapso.

Fique atento às cores da Serpentine Stone (pedra serpentina) com veios vermelhos, brancos e verdes, esta bonita pedra formou-se há milhões de anos por ação da pressão extrema de rochas a ser empurradas para a superfície por baixo da crosta terrestre.

Continue a seguir a trilha até Pen Olver. Com as suas vistas deslumbrantes, é o local perfeito para um piquenique.

Em Pen Olver encontram-se duas cabanas que foram usadas por Guglielmo Marconi para as suas experiências pioneiras de rádio. 

De Pen Olver  siga à esquerda para o interior, até a vila de Lizard e depois regresse a Kynance Cove.

Gorran Haven até Mevagissey

Este troço do caminho costeiro foi designado como Área de Grande Beleza Natural, e inclui sítios de interesse arqueológico, geológico e histórico. Percorre cerca de 5,6 km e começa na Praia de Gorran Haven. Passa pela Praia de Little Perhaver, pela Praia de Great Perhaver, por Pabyer Point (uma área de interesse geológico), por um antigo ponto de observação romano e por Turbot Point, uma área protegida pelo National Trust. 

Uma secção do caminho  desce para Chapel Cove, onde se encontra a bonita Praia da Colona com os seus seixos brancos e baía protegida. E mais à frente passa por  Portmellon onde na maré baixa, há muitas piscinas naturais para explorar, e pelaPraia de Polkirt, antes de chegar à Baía de Mevagissey e à sua encantadora vila de pescadores.

Morwenstow e Tidna Valley

Esta caminhada começa na igreja de Morwenstow, passa pela antiga casa paroquial, entra na floresta e depois segue o riacho até Henna Cliff. A rota então segue o Coast Path (caminho da costa) até Vicarage Cliff e passa por Hawker's Hut antes de descer para o Vale Tidna. Um desvio opcional, que vale a pena, pode ser feito daqui para Higher Sharpnose Point, onde há vistas panorâmicas espetaculares do litoral. A caminhada continua pelo vale através da floresta, ao longo de um riacho, antes de subir de volta aos jardins do Bush Inn. A caminhada finda em Rectory Farm Tea Rooms.

Artigo publicado originalmente no blog The Travellight World