Nunca vivemos tanto a nossa casa nem o nosso bairro como agora: os cafés, as pequenas lojas, os mercados e até os restaurantes que estão tão perto são cada vez mais paragens obrigatórias no nosso dia a dia.

E foi exatamente a pensar na comunidade do Príncipe Real, os seus moradores e também todos aqueles que gostam de visitar esta zona, que a EmbaiXada, a galeria conceptual do Príncipe Real, preparou um roteiro com 7 paragens obrigatórias para conhecer um dos mais históricos bairros da cidade de Lisboa.

1. Quiosque do Oliveira

Comece o dia cheio de energia, com um café do quiosque mais clássico do bairro! Se quiser desfrutar um pouco mais, sente-se na esplanada com uma vista privilegiada para o Jardim do Príncipe Real.

Melhor do que a tão aclamada limonada, só mesmo a simpatia com que todos os clientes são sempre recebidos neste local tão castiço.

2. Jardim do Príncipe Real ou Jardim Botânico

E porque o outono pede passeios ao ar livre, deixamos-lhe duas sugestões – bem no coração do Príncipe Real.

O Jardim do Príncipe Real é ideal para um passeio curto e, nas segundas sextas-feiras e sábados de cada mês, recebe um mercado com produtos biológicos e artesanais. O monumental “cedro-do-Buçaco” é a árvore com mais de um século (e com vinte metros de diâmetro!) que marca este jardim e oferece uma excelente sombra em dias mais quentes.

Caso esteja à procura de um passeio mais demorado, então o Jardim Botânico é a solução perfeita. Com mais de 4 hectares e 1500 espécies vindas dos 4 cantos do mundo, este é o sítio ideal para um passeio com os seus filhos e uma imersão de “natureza na cidade”. Aos domingos a entrada é livre.

3. Tapisco ou Zero Zero

A paragem para o almoço é obrigatória e o que não faltam aqui são boas opções neste bairro. Se estiver na dúvida entre as tapas de um lado da fronteira e os petiscos do outro, no Tapisco não se obriga ninguém a fazer essa escolha difícil. E ainda se dão a experimentar os clássicos Vermutes.

Se é dos que prefere uma esplanada solarenga e com uma incrível vista para o Jardim Botânico, então a Pizzeria ZeroZero é para si. Lembre-se de ligar para reservar o seu lugar e, quem sabe, a fichi e prosciutto crudo di Parma que faz as delícias dos clientes e voltou à carta neste verão…

4. Pau Brasil

E se o Príncipe Real é uma viagem a Itália sem sair de Lisboa, é também uma aventura até ao Brasil. Porque no Pau-Brasil encontra muitas marcas brasileiras, com um toque especial: o foco é o design de autor e, do mobiliário à moda, as opções são de perder a cabeça. E, claro, desfrute do ambiente criado pela Joana Astolfi que faz deste espaço uma verdadeira viagem até ao “país tropical”.

5. EmbaiXada

“De regresso a Portugal”, é altura de aterrar na EmbaiXada (na foto deste artigo), a galeria conceptual do Príncipe Real que lhe dá a conhecer o que de melhor se faz em Portugal em termos de design, moda, gastronomia e cultura.

6. Doce Real

O dia já vai longo mas não podíamos deixar de fazer uma paragem obrigatória na pastelaria Doce Real, para comer uma das melhores empadas do bairro – se não mesmo da cidade.

As clássicas são as de galinha, mas há para todos os gostos: espinafres, alheira e salmão são algumas das opções. Miúdos e graúdos vão-se deliciar.

7. Pavilhão Chinês

Termine o dia com um cocktail no Pavilhão Chinês. Toque à campainha da porta vermelha a partir das 18h00 e entre num bar que mais parece um museu ou um antiquário.

São centenas de milhares de peças expostas em vitrines que fazem parte de uma coleção privada de pequenas relíquias e que decoram este espaço único em pleno Príncipe Real.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.