Valsa e música são facilmente associadas a Viena. Mas a capital austríaca tem outros encantos, ou melhor, outras atrações menos melodiosas. A cidade pretende desenvolver e fazer crescer o "turismo macabro", que ganha cada vez mais adeptos.
5 atrações que a cidade tem para oferecer aos turistas que gostam de explorar o lado B das cidades:
O Museu do Crime é extremamente gráfico, onde a criminalidade e o assassinato podem assustar até os mais fortes. Os textos estão apenas em alemão, por isso aconselha-se o guia em inglês antes da visita. A primeira secção do museu remonta a tempos antigos, finais da Idade Média, e não é tão gráfica como as restantes. No entanto, prepare-se! O primeiro encontro será com uma cabeça mumificada de um criminoso executado. A visita continua horrífica, com mais cabeças, algumas com buracos de balas, facas ainda espetadas nos corpos... Se gosta de coisas sinistras, este é um dos locais a visitar.
As catacumbas por debaixo da Catedral de St. Stephen, levam-no a dois cemitérios subterrâneos mas ligados entre si. A parte mais antiga está diretamente sob a catedral, a outra está sob a praça do lado da igreja. Cheios de ossos empilhados e caveiras, este é outro dos destinos para o turismo macabro em Viena.
O Museu do Funeral é o primeiro do mundo dedicado a este tema e foi fundado em 1967. Em 1987 foi remodelado pelo seu curador, que desde então é o responsável pelo museu. Durante vários anos, só podia ser visitado sob marcação ou com guias turísticos. Mas atualmente isso mudou. Não só está aberto ao público, como também se modernizou.
A Cripta Imperial acolhe os corpos dos imperadores austríacos em caixões opulentos e com ornamentos como caveiras, ossos cruzados, entre outros. Remonta à primeira metade do século XVII e contém os restos de cerca de 140 pessoas, incluindo 12 imperadores e imperatrizes, 19 rainhas, entre elas a grande Maria Teresa, a quem foi dado o maior sarcófago de todos. O nome "Cripta Imperial" é apenas uma tradução livre do original alemão "Kaisergruft", que é o nome oficial do local - embora seja mais conhecido como o Kapuzinergruft.
Museu da Tortura
Uma pequena exposição que consiste principalmente de bonecos e adereços, que ilustram vários métodos de tortura, principalmente usados na época Medieval. Mas também tem uma secção complementar moderna sobre a tortura contemporânea, pena capital e direitos humanos.
Se ficou seduzido pelo lado obscuro da cidade, pode consultar o site dark-tourism.com para mais sugestões.
Comentários