As viagens de curta duração são uma escolha de muitos portugueses para estas férias e existem destinos que estão na moda, sendo os mais procurados no site de reservas de viagens momondo.

Ponta Delgada é, assim, o destino mais procurado pelos portugueses.

Roteiro para visitar Ponta Delgada
Roteiro para visitar Ponta Delgada
Ver artigo

A capital da ilha de São Miguel, Açores, está a chamar cada vez mais atenção dos viajantes, que procuram descobrir a beleza natural e as tradições desta ilha açoriana.

No top 5 das preferências estão também grandes cidades europeias - Barcelona, Londres e Paris - e mais um destino português insular: Funchal, Madeira.

Há também um destino em ascensão entre os viajantes portugueses. Santorini (na foto principal deste artigo), Grécia, aumentou 51% nas pesquisas.

Os viajantes portugueses procuram um misto entre "city break", praia e natureza. É que o se pode retirar destes dados, com destaque para as ilhas portuguesas que vão ser as "rainhas" do verão 2017.

O estudo da momondo tem como base um questionário a 1.064 portugueses e a análise da pesquisa de viagens realizadas no site.

Planear as férias causa stress

Ir de férias é sinónimo de relaxar mas para 22% dos inquiridos pela momondo a preparação das férias é uma tarefa stressante.

Dicas simples para comprar passagens aéreas pela internet
Dicas simples para comprar passagens aéreas pela internet
Ver artigo

A reserva de voos, hotéis, aluguer de carros e o orçamento da viagem são sempre passos que demoram tempo e podem exigir alguma ginástica financeira e uma preparação com antecedência.

A maioria dos portugueses reserva as férias com 2 a 3 meses de antecedência e mais de metade poupa dinheiro para poder ir de férias, adianta o estudo da momondo.

Por isso mesmo, existem pequenos truques que pode seguir e que vão ajudar a aliviar o stress pré-férias:

1. Faça um pouco de trabalho de casa

Planear com antecedência no que diz respeito à reserva do voo e do hotel pode poupar-lhe tempo a pesquisar voos caros e quartos de hotel indisponíveis. Como regra de ouro, é mais barato reservar voos com 56 dias de antecedência e muitos hotéis oferecem descontos em reservas antecipadas.

2. Faça uma verificação da mala antes de partir

Dicas para manter o passaporte seguro em viagem
Dicas para manter o passaporte seguro em viagem
Ver artigo

Dispensar 10 minutos a fazer uma verificação da mala é tempo bem gasto, pois pode poupar-lhe do pânico de atirar tudo para a fora apenas para perceber que se esqueceu da coisa mais importante: o passaporte.

3. Evite atrasos a caminho do aeroporto

Como não é o único que corre para o aeroporto durante os meses de verão, opte por começar a sua viagem em descanso e vá para o aeroporto cedo – nunca se sabe quem vai acabar barrado na segurança.

4. Menos é mais

Oito passos para atingir o nirvana durante as férias
Oito passos para atingir o nirvana durante as férias
Ver artigo

Quando chegar ao seu destino de férias, não faça um esforço para preencher os dias com muitos planos. Não precisa de visitar todas as atrações, museus ou restaurantes da região – por vezes é bom aproveitar os dias livres para não fazer nada.

5. Desconecte-se

Partilhar uma fotografia no Instagram do gelado que acabou de comprar, fazer uma atualização no Facebook sobre as suas férias ou responder rapidamente a um e-mail de trabalho… Passar as férias online é fácil mas, para poder descontrair, tente desconectar-se um pouco e desafie-se a gastar apenas uma hora por dia online.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.