O "International Travel Survey 2017" apresenta os hábitos e as tendências de viagens. Fique a conhecer alguns dados divulgados em primeira-mão ao SAPO Viagens e comece já a pensar nas próximas férias.

Férias na praia e na cidade

Os portugueses gostam de férias na praia e isso fica bem claro nos resultados deste inquérito. 39% costuma fazer férias na praia. Segue-se viagens a cidades (30%), casa de férias no próprio país (20%) e campismo (18%). Descubra o top 10 dos tipos de férias na galeria de fotos acima.

Dos portugueses que responderam ao inquérito da momondo, 29% contam em gastar entre 1001 e 2000 euros nas férias de verão, 22% devem gastar entre 501 e 1000 e 18% planeiam gastar entre 101 e 500 euros.

Antecedência é a palavra de ordem

32% dos inquiridos compra o voo com 2 a 3 meses de antecedência e 17% com 4 a 6 meses. No que toca à reserva dos hotéis, 30% prefere escolher um hotel com 2 a 3 meses de folga, enquanto 20% deixa para o fazer há um mês das férias. Vários estudos indicam que comprar voos com antecedência é uma das melhores estratégias para conseguir tarifas mais baratas.

Relaxar vs. stress

Um dos principais objetivos das férias é relaxar mas o processo de planeamento, viagem e regresso pode gerar algum stress. A maioria dos inquiridos sente esta sensação antes de ir de férias (22%) e quando regressa ao trabalho (24%). 19% sente-se stressado durante a viagem para o destino.

Durante as férias, a maioria dos portugueses já não consegue desligar-se totalmente: 34% escreve novidades e 30% coloca fotos durante as férias nas redes sociais.

O "International Travel Survey" é um estudo levado a cabo pela momondo, que ocorre anualmente desde 2014. Em 2017, 24.700 pessoas, de 23 países, responderam ao questionário sobre os seus hábitos de viagem. Em Portugal, o inquérito foi respondido por 992 pessoas, com idades entre os 18 e os 65 anos. A recolha dos dados foi efetuada entre os dias 2 e 12 de janeiro de 2017.

Veja também: 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.