Tenha sempre duas ou mais cópias do passaporte consigo

Antes de fazer as malas faça várias cópias do documento e coloque-as em diferentes sítios: na carteira, mala de porão e/ou cabine ou poderá dar também uma a quem viaja consigo. Deixe um duplicado em casa e dê um outro a alguém em quem confie como contacto de emergência. Adicionalmente, viaje com algumas fotografias tipo passe consigo, para o caso de uma eventualidade. Turista prevenido vale por dois.

Mantenha-o num sítio trancado

Porque são diferentes as cores dos passaportes?
Porque são diferentes as cores dos passaportes?
Ver artigo

Assim que chega ao destino coloque o passaporte num cofre. Normalmente, os hotéis disponibilizam um cofre gratuito nos quartos. Se não for o caso, peça na receção para o guardarem num sítio seguro. Caso não tenha nenhuma destas opções, provavelmente estará num hostel ou num alojamento Airbnb, coloque o passaporte numa das bagagens e tranque-a com um aloquete.

Esconda-o

Não queremos com isto dizer que basta simplesmente colocá-lo no bolso. Poderá transportá-lo por exemplo num cinto de dinheiro, à venda em lojas como a Decathlon ou Fnac, ou numa bolsa à volta do pescoço. Nestes acessórios poderá ainda transportar dinheiro ou cartões bancários mas evite estar sempre a recorrer a eles. Vai dar nas vistas de potenciais ladrões.

Proteja-o

Passaporte português é o quarto mais poderoso do mundo
Passaporte português é o quarto mais poderoso do mundo
Ver artigo

Assim como telemóveis caem nos sítios mais improváveis, o mesmo pode acontecer quando menos espera. A água ou simplesmente a humidade podem danificar o documento, o que poderá comprometer a leitura dos seus dados pessoais, e em último caso, ter de tirar um novo. Cubra-o com uma capa à prova de água. Quem sabe, um dia vai agradecer-nos por tal sapiência.

Esteja informado sobre os seus direitos

Segundo o Passport Index 2017, o passaporte português é um dos mais poderosos do mundo. Poderá entrar em 154 países com este documento sem precisar de visto adicional. Em algumas situações poderá, no entanto, ser-lhe pedido um documento de identificação pessoal, sendo o passaporte o primeiro que nos vem à cabeça. Em alguns países é suficiente mostrar a carta de condução ou apenas uma cópia do passaporte. Tente informar-se dos seus direitos antes de chegar ao destino. Desta forma, protege-se de potenciais esquemas de fraude ou roubo de identidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.