![Viagens de avião: Portugal no top 10 de maiores perturbações durante o verão](/assets/img/blank.png)
A AirHelp indica que cerca de 107.500 passageiros de Portugal que viajaram durante o verão passado são elegíveis para receber compensações das companhias aéreas, de acordo com o regulamento europeu dos passageiros EC 261, devido a atrasos superiores a 3 horas e cancelamentos. No entanto, cerca de 60.700 ainda não reivindicaram as compensações às quais têm direito e correm o risco de perder a oportunidade de reivindicar até 600 euros por pessoa.
A AirHelp refere que se aproxima um novo verão caótico, com o crescimento das viagens em 2019 e, consequentemente, sobrelotação nos aeroportos. Por isso mesmo os passageiros devem informar-se acerca dos seus direitos.
"Embora tenhamos dado grandes passos para fortalecer e apoiar os direitos dos passageiros, ainda há muito trabalho pela frente, uma vez que 60.700 viajantes de Portugal correm o risco de perder compensações devido a perturbações em voos no último verão", afirma Karin Herbsthofer, especialista em direitos dos passageiros aéreos da AirHelp. "Muitas pessoas desconhecem o regulamento EC 261 e não sabem que podem reivindicar compensações até três anos depois da perturbação no voo. A AirHelp existe não só para educar os passageiros, mas também para ajudá-los a exercer plenamente os seus direitos e a reivindicar as compensações que lhes pertencem".
Quais os países onde os viajantes enfrentam mais perturbações?
Analisando o período de 15 de junho a 15 de setembro de 2018, a AirHelp sinaliza os 10 países onde os passageiros enfrentaram maior número de perturbações elegíveis para receber compensações. Os números são baseados em passageiros que experienciaram atrasos superiores a 3 horas e cancelamentos.
A Alemanha lidera a tabela, com mais de 560 mil passageiros elegíveis a receber compensações. Seguem-se Espanha, com cerca de 430 mil passageiros, e Reino Unido, com mais de 360 mil. Portugal também se encontra no top 10, com mais de 100 mil passageiros elegíveis. França, Itália, Suíça, Estados Unidos, Noruega e Holanda completam o top 10. Em todos os países se observa que mais de metade dos passageiros elegíveis ainda não reivindicaram as compensações às quais têm direito.
Quais são os direitos dos passageiros?
De acordo com o regulamento europeu EC 261, atrasos superiores a três horas, cancelamentos e impedimentos de embarque podem dar direito a uma compensação de até 600 euros por passageiro.
A legislação abrange todos os voos que partem de um aeroporto da UE e todos os voos que aterram em aeroportos da UE, desde que sejam operados por companhias aéreas da UE. No entanto, se a perturbação for causada por circunstâncias fora do controlo da companhia, não serão elegíveis para compensação. O pedido de compensação pode ser submetido até três anos depois da data do voo.
Se o passageiro ficar retido num aeroporto por mais de duas horas, as companhias aéreas são obrigadas a fornecer refeições, bebidas, acesso a comunicações e acomodação, se necessário.
Fonte: AirHelp
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