O que faz um destino ser seguro? Existem vários fatores que podem ser analisados e, há nove anos, a seguradora Berkshire Hathaway Travel Protection classifica os países mais seguros para viajar.
"De acordo com nossa pesquisa, um lugar seguro era originalmente um lugar livre de atividades terroristas. Depois, tornou-se um lugar a salvo de surtos de doenças. Agora, é um lugar onde todos os tipos de pessoas podem circular livremente sem discriminação ou assédio", descreve a seguradora no seu site.
Assim, é normal que, ao longo dos anos, esta lista vá mudando. Portugal, por exemplo, ocupava o 18º lugar no ano passado e, este ano, subiu para o 7º.
De acordo com Berkshire Hathaway Travel Protection, "grande parte do país não tem excesso de turistas e mesmo nas principais cidades há um nível alto de ordem e segurança". Contudo, há que ter em atenção a presença de carteiristas nos transportes públicos. Os incêndios florestais nas zonas interiores são outro fator de perigo a levar em consideração, principalmente durante o verão.
Mas, além de Portugal, quais são os destinos mais seguros?
Canadá aparece na primeira posição. O país tem baixa criminalidade. O tempo frio e a baixa densidade populacional também ajudam a aumentar a segurança. O único senão são os incêndios florestais que podem prejudicar a qualidade do ar nas cidades.
Suíça está em segundo lugar, afirmando-se como um país muito seguro para os viajantes. O maior perigo apontado pela seguradora são as avalanches que podem ocorrer na região dos Alpes.
A fechar o pódio aparece Noruega, um dos países com a mais baixa taxa de criminalidade. O único risco indicado são os carteiristas na estação de Central de Oslo.
Irlanda, Países Baixos, Reino Unido, Dinamarca, Islândia e Austrália fecham o top 10. Abaixo encontra o top 15:
- Canadá
- Suíça
- Noruega
- Irlanda
- Países Baixos
- Reino Unido
- Portugal
- Dinamarca
- Islândia
- Austrália
- Nova Zelândia
- Japão
- França
- Espanha
- Brasil
A surpresa da lista é mesmo o Brasil que, no ano passado, estava na posição 42ª. De acordo com a Berkshire Hathaway Travel Protection, a subida do Brasil no ranking deve-se ao facto de ser um país seguro para pessoas negras e para a comunidade LGBTQ+, além de não ter ameaça do terrorismo.
Na análise feita aos destinos mais seguros no que toca a crimes violentos, Portugal entrou também no top 10, na oitava posição. Canadá, Noruega e Dinamarca são os mais seguros neste critério.
Portugal é também uma novidade na lista dos países com menos ameaça terrorista, surgindo em nono lugar, num top encabeçado por Canadá, Suíça e Noruega. O país também aparece entre os 10 primeiros nas listas sobre destinos seguros em medidas de saúde e para mulheres, pessoas negras/LGBTQ+.
Mais dados interessantes sobre a segurança dos destinos podem ser encontrados na análise completa.
Comentários