Para onde querem ir os portugueses em 2024? Foi a pergunta levantada pela plataforma de idiomas Preply que serviu como base para uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.
De acordo com os resultados, 4 em cada 10 entrevistados quer visitar o Porto, seguindo-se Aveiro, Lisboa e Faro. A fechar o top 10 de destinos nacionais estão: Braga, Viana do Castelo, Évora, Coimbra, Bragança e Vila Real.
Experiências gastronómicas, infraestrutura e acessibilidade, bons anfitriões e atrações diversas foram os critérios em análise que ditaram estas escolhas.
Embora o Porto tenha levado o título principal na maioria dos critérios em questão, o que comprova a força da cidade como um destino turístico de excelência, outras duas cidades também foram reconhecidos como alguns dos melhores destinos nacionais.
De acordo com os entrevistados, Lisboa (número 1 em infraestrutura e acessibilidade) é a segunda região que melhor se posiciona em relação às atrações turísticas (60,6%) e gastronomia (28,4%), ao passo que Braga (25,6%) possui os segundos melhores anfitriões de Portugal.
E no toca a destinos internacionais, para onde os portugueses desejam viajar? De acordo com o estudo da Preply, o top 10 é formado por: Itália, Grécia, Estados Unidos, Espanha, Brasil, Reino Unido, França, Japão, Alemanha e República Dominicana.
Para a maioria dos entrevistados, as dificuldades linguísticas não são um grande problema nas viagens internacionais, contudo, existem alguns desafios nomeados na altura de comunicar noutra língua. Os principais são: acompanhar o ritmo da fala (45%), entender gírias específicas e expressões locais (44,6%) e superar o nervosismo e ansiedade (25,6%).
Comentários