Este ano, foram atribuídas 6 bolsas de gap year através das várias bolsas promovidas pela Gap Year Portugal - Lobo Scholarship, U-Scholarship e Emunicipa-te - que premeiam jovens com uma bolsa de até 6.500€ para realizarem o seu gap year.

A Lobo Scholarship, financiada pela Fundação Lapa do Lobo,  teve como vencedor da 9ª edição do projeto, o terceirense Pedro Vale. Com o projeto Hikariçor, o jovem mestre em Engenharia Mecânica, irá viajar durante 6 meses pelo Japão. O projeto Hikariçor nasce da sua vontade de encontrar nas paisagens e cultura japonesa a hikari, a luz, que lhe clarifique o caminho pessoal e profissional a seguir aquando o regresso à sua terra natal, o território do açor. Integrará vários projetos de voluntariado com o objetivo de ver em primeira mão os efeitos colaterais de um dos setores fundamentais do país, o turismo, e quais as respostas do país ao seu excesso. Simultaneamente, o Pedro pretende dar a conhecer pela página do seu projeto a cultura japonesa enquanto explora os marcos culturais e históricos mais emblemáticos do Japão. As suas aventuras podem ser seguidas através do Instagram nas páginas @hikaricor e na página da @gapyearportugal.

Manuel Fernandes e Rita Melícias, ambos licenciados em Economia pela Nova SBE, foram os vencedores da  U-Scholarship by Nova SBE. Através dos seus projetos individuais - Get Mail e Journey of Balance - , respetivamente,  durante 7 meses vão explorar o mesmo território: o continente asiático. O Manuel vai reescrever o seu futuro através das suas viagens pela Índia, Nepal, Vietname, Camboja e Tailândia, onde, de modo a explorar a sua espiritualidade e contacto com a natureza e desenvolver as suas soft skills, integrará diversos projetos de voluntariado, que podem ser seguidos através do instagram @getmail.  Já a Rita, ao chegar a uma nova etapa de forma apressada e sem respostas, pretende ter o tempo para explorar as suas várias vertentes através de diversos projetos de voluntariado - desde construção, a limpeza e professora - nas  Filipinas, Vietname, Camboja, Tailândia, Malásia e Singapura. O projeto pode ser seguido através do Instagram @ritasmelicias.

Através do projeto Emunicipa-te - em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras - a Laura Silva pretende contar a sua história com o projeto Era uma vez, um projeto de promoção do feminismo e da igualdade através da consciencialização, do apoio e da integração das comunidades que a Laura vai conhecer. Esta história passar-se-á maioritariamente em projetos de voluntariado e workaway na Ásia. Irá viajar durante 7 meses pela Índia, Tailândia, Laos, Vietname, Camboja e Filipinas e no regresso vai aterrar numa capital europeia com o grande desafio de regressar a casa à boleia. Podem acompanhar as suas histórias através do Instagram @historiasdeeraumavez.

Os seus conterrâneos Diogo e Sara - ambos psicólogos - irão partir numa jornada de reflexão pessoal e coletiva com o seu projeto UniVersus. Propõem-se a explorar questões complexas e ligações humanas com comunidades urbanas, rurais, de monges budistas, tribos indígenas e refugiados. Durante 5 meses vão realizar projetos de voluntariado, trabalhos temporários e projetos colaborativos, em diferentes zonas e comunidades do Sudeste Asiático e terminam a sua aventura com 3 meses no Campo de Refugiados de Lesbos. Este projeto pode ser também seguido pelo Instagram na página @universus_project.

No concelho vizinho, a talentosa Beatriz Leão foi a vencedora do projeto Emunicipa-te, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. A jovem designer de 24 anos quer explorar as várias áreas artísticas  - a literatura, a música e o desenho - para (re)encontrar o desejo da pintura, curso que seguiu no mestrado. Agora, quer metamorfosear este canudo, transformando-o num mapa-mundi a colorir com os tons do nosso país irmão. Com o seu projeto “Pela Palma do Pé”, a Beatriz vai viajar durante 7 meses pelo Brasil e ambiciona pôr em prática a arte ao serviço da educação e da comunidade. Propõem-se a, junto de associações e escolas, organizar workshops promovendo um percurso de comunidade integrada e a documentar as técnicas de artesanato ancestral e contemporâneo. Regressará com o intuito de tornar as experiências vividas em poesia de memória, mas até lá, este projeto pode ser seguido através do Instagram na página @pelapalmadope.