De ano para ano, a Gap Year Portugal alia-se a novas instituições para fazer crescer o número de bolsas de gap year a atribuir aos/às jovens portugueses/as entre os 18 e os 30 anos. Este ano não é exceção e são sete as bolsas de gap year no valor de 5.000€ para candidaturas individuais e 6.500€ para candidaturas conjuntas.
São elas, a habitual bolsa nacional da Lobo Scholarship, financiada pela Fundação Lapa do Lobo, duas bolsas universitárias da Nova SBE e quatro bolsas municipais do projeto Emunicipa-te. Duas bolsas para residentes e/ou estudantes do município de Oeiras, uma do município de Cascais e uma última do município de Odemira.
Para concorrer às bolsas, é necessário ter entre 18 e 27 anos, no caso da Lobo Scholarship e das bolsas universitárias, e entre 18 e 30 anos, no caso das bolsas municipais. Além do CV, documento de identificação, certificado de habilitações e, no caso das bolsas municipais e universitárias, comprovativo de morada fiscal/declaração de matrícula, será necessário os/as candidatos/as apresentarem um plano estruturado para o seu gap year.
O gap year continua a ser uma oportunidade para os/as jovens procurarem novas experiências, saírem da zona de conforto e procurarem deixar a sua própria marca através de projetos de voluntariado, estágios e atividades de desenvolvimento de soft e hard skills. Todas estas atividades, assim como o roteiro da viagem, orçamento e motivações para a realização do gap year devem estar espelhadas na candidatura.
De modo a auxiliar o processo de candidaturas, a Gap Year Portugal, em parceria com as instituições, oferece uma panóplia de palestras e workshops de sensibilização para o conceito de gap year, bem como de preparação do plano de gap year. As inscrições podem ser feitas no site da Gap Year Portugal.
Os regulamentos e as inscrições para as bolsas estão disponíveis no site oficial.
Comentários