A momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, analisou os dados das pesquisas sobre hotéis e constatou que o alojamento é um dos itens essenciais sempre que pensamos em viajar. De acordo com o primeiro Hotel Travel Report realizado pela momondo.pt cerca de metade dos portugueses prefere o conforto de um hotel às outras opções existentes no mercado, sendo que 51% dos hotéis pesquisados ficam situados em território nacional.

As escapadinhas urbanas com vista para o mar são as mais populares para férias curtas. Os destinos com mais pesquisas de hotéis em Portugal são Lisboa, Albufeira e Porto, ao passo que na Europa as cidades escolhidas são Amesterdão, Paris e Londres.

Para viagens até duas semanas, sobressai a devoção ao mar: Albufeira, Monte Gordo e Alvor são os três destinos mais populares em território luso. Na Europa, quatro das cinco cidades mais pesquisadas são costeiras e espanholas: Palma de Maiorca, Benidorm, Salou e Maspalomas.

Ilhas portuguesas em alta nas preferências para as férias de verão
Ilhas portuguesas em alta nas preferências para as férias de verão
Ver artigo

Destinos mais em voga

Os dados revelam que quatro em cinco portugueses prefere fazer férias na Europa, mas na verdade 51% dos hotéis pesquisados ficam em Portugal. A tendência de ir para fora cá dentro reflete-se nos destinos que registaram o maior aumento em pesquisas de hotéis ano após ano. A líder nas pesquisas é a cidade de Albufeira, com um aumento de 241%.

Na Holanda, o encanto de Amesterdão é visível com um crescimento de 245% nas pesquisas de hotéis para essa cidade. Nos destinos de longo curso, o Sudeste Asiático coloca três cidades nas quatro mais pesquisadas (Bangecoque, Seul e Singapura), mas Nova Iorque lidera as preferências com um acréscimo de 147%.

Os dados de pesquisas de hotéis neste relatório baseiam-se em pesquisas realizadas na KAYAK, entre 1/6/2016 – 31/12/2017 e 1/6/2015 – 31/12/2016, para viagens entre 1/1/2017 – 31/12/2017 e 1/1/2016 – 21/12/2016. Foram entrevistados 998 portugueses, com idades entre os 18 e os 65 anos.

Fonte: momondo