Deixar um emprego fixo e dedicar-se a uma vida nómada, em viagem, é o sonho de muitas pessoas, mas nem todas conseguem concretizá-lo. Com este casal da Polónia foi diferente. Karol "Charlie" Lewandowski e Aleksandra "Alex" Slusarczyk resolveram deixar tudo para trás e ir à procura do sonho de viajar pelo mundo e conhecer novos lugares.

Para isso, compraram uma carrinha Volkswagen T3, por cerca de 600 euros, que foi restaurada e transformada em casa e em meio de transporte. Assim, Charlie e Alex sabiam que conseguiriam poupar durante a viagem.

O facto de viajarem no seu próprio veículo é mesmo um dos "segredos" para terem conseguido visitar 50 países em seis anos com um orçamento de menos de 8 euros por dia. Mas não é o único.

Fazer uma gestão inteligente do combustível, o principal gasto da viagem, é uma estratégia importante para conseguir poupar. Assim, o casal tenta organizar viagens com outras pessoas, que ajudam nos custos do combustível. Viajar lentamente, ficando alguns dias em cada lugar, é mais um forma de poupar neste tópico.

Além disso, o casal raramente paga hospedagem. Fica a dormir na carrinha ou em tendas de campismo, em praias ou montanhas. Também já foi convidado para passar a noite em casa de locais. Para poupar nos duches, Charlie e Alex têm um reservatório de 150 litros de água na carrinha e recorrem também a rios e lagos para se lavarem.

Comprar no supermercado e cozinhar a própria comida, saber como consertar o carro em caso de avaria, bem como conseguir patrocinadores para as viagens são outras formas de poupar.

Neste momento, Charlie e Alex vivem a 100% das viagens que fazem. Contam as suas aventuras, dão dicas e inspiram outros viajantes no blogue Bus around the world. Veja fotografias de algumas viagens na galeria de fotos acima.

Veja também: