O que ver

Banksy, o misterioso fenómeno de arte de rua que todos conhecemos, iniciou o seu trabalho em Bristol e que se encontra espalhado por toda a cidade.

Faça o download da aplicação trilho de Banksy e descubra os seus murais provocativos ao seu próprio ritmo. A app destaca as suas obras fáceis de identificar, como as que se situam em torno de Floating Harbour, Park Street e Montpelier. A maior coleção das suas obras, incluindo Mild, Mild West, pode ser vista em Stoke Croft, o bairro cultural de Bristol.

Procure também as numerosas exposições de arte e lojas independentes que só existem neste bairro da cidade. A app destaca ainda onde pode ver outros Banksy, que estão desbotados ou parcialmente cobertos, bem como a localização do seu (agora fechado) parque Dismaland.

O Visit Bristol tem o seu próprio mapa de street art para guiá-lo através de alguns dos locais mais emblemáticos da arte urbana.

O que fazer

Escolha um dos muitos passeios que têm como tema a street art. Interessado em aprender um pouco mais sobre a rica e diversificada história de Bristol e apreciar o seu património artístico ao mesmo tempo? Faça o Ultimate Bristol Walking Tour, que explora tudo o que há na cidade, desde o pirata Barba Negra a Banksy.

A empresa "Where the Wall" faz dois passeios, o Banksy and Historic Harbour - que, além de falar de Banksy, inclui o histórico porto da cidade - e a Bristol Street Art Tour. Gostaria de fazer o seu próprio graffiti? Depois desta última visita, que acontece todos os sábados e domingos, é possível participar numa oficina de graffiti no #SPRAYSTREETART com sessões de arte em stencil. Depois, pode levar o seu trabalho para casa.

A Graft é outra empresa que oferece oficinais fabulosas de murais e graffitis para adultos e crianças, bem como passeios alusivos à arte ao redor da cidade, dando uma visão única do património de street art em Bristol.

Inclua uma visita ao M Shed, museu da história de Bristol situado no cais da cidade. São mais de 2.000 anos de histórias locais, mostrando o passado comercial, a herança industrial, mas também a sua música, arte e tecnologia. Verá ainda um impressionante mural feito pelo famoso artista de rua, Andy Council.

Siga também até ao Bristol Museum & Art Gallery - lar, em 2009, de uma exposição de Banksy, e com obras importantes pelos corredores.

A edição de dez anos do Upfest contará com obras inspiradas pelo cartoon mundialmente famoso, Os Simpsons. Três artistas da Upfest, incluindo o escritor alternativo de Bristol Soker, foram selecionados pelo criador de Os Simpsons, Matt Groening, para dar vida a Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie ao seu próprio estilo.

No festival, é possível ver o trabalho de mais de 400 artistas, além de participar em oficinas de pintura com modelos vivos e ofertas de graffiti.

Para umo trilho de arte urbana ligeiramente diferente, a Gromit Unleashed 2 estará em Bristol a partir de 2 de setembro, com mais 60 esculturas gigantes individualmente concebidas por Nick Park, criador de “Wallace and Gromit”. Gromit Unleashed começou como um trilho de arte pública em Bristol, em 2013, como uma colaboração entre o Grand Appeal de Wallace & Gromit, o Bristol Children's Hospital Charity e a Aardman Animation.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.