Desde as vilas Cittaslow e as cozinhas tradicionais, até as acomodações sustentáveis e as opções de transporte ecológico, este é um convite para viajar sem pressa, abraçar os ritmos únicos do país e criar conexões.
Paraíso Cittaslow
Como ponto de encontro de diferentes civilizações, este destino abriga muitos lugares onde é possível escapar das multidões e relaxar. O movimento Cittaslow inclui cidades onde a vida corre devagar e a culinária local, a arquitetura, as tradições e a história são preservadas por meio de projetos especiais. A Turquia possui 25 Cittaslows distribuídas em 21 províncias de sete regiões, pois o estilo de vida turco se alinha perfeitamente com os princípios desse movimento.
A rede de Cittaslow no país, que continua a crescer aos poucos, inclui as seguintes cidades: Seferihisar, Ahlat, Akyaka, Arapgir, Eğirdir, Foça, Gökçeada, Gerze, Göynük, Güdül, Halfeti, İznik, Kemaliye, Köyceğiz, Mudurnu, Perşembe, Şavşat, Seferihisar, Şarköy, Uzundere, Vize, Yalvaç, Yenipazar, Safranbolu e Daday. Esses destinos, que incluem vilas de caráter histórico, assentamentos em planaltos e lugares com natureza intacta, encantam todos os visitantes, deixando-os com o desejo de conhecer mais.
Experiências de Slow Food
As viagens lentas estão intimamente ligadas ao movimento Slow Food, que enfatiza os ingredientes naturais, procura preservar as culinárias regionais e os métodos tradicionais de confeção, além de promover refeições prolongadas para apreciar cada sabor.
Como o património culinário turco adota de forma inata a filosofia do Slow Food, a Turquia oferece experiências gastronómicas imersivas que combinam o prazer da comida com a cultura.
Em cada região, os viajantes encontrarão uma diversidade de cozinhas e pratos moldados por mais de mil anos de herança culinária. Desde os sabores ao estilo do Egeu, com uma deliciosa fusão de vegetais locais, frutos do mar frescos e azeite de oliva regional, até a culinária do sudeste da Anatólia, com seus suculentos kebabs, os melhores pratos à base de carne e sobremesas icónicas como o baklava. Além disso, a cozinha do Mar Negro, com a sua famosa produção de chá, avelãs, repolhos e anchovas, mostra a diversidade e riqueza da cultura culinária turca.
Sustentabilidade
A Turquia foi o primeiro país a firmar um acordo com o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) a nível governamental, em 2022, para desenvolver um programa nacional para o setor turístico. Até o momento, o país já certificou cerca de 18.000 estabelecimentos de hospedagem sob essas diretrizes.
Enquanto os viajantes desfrutam de hotéis certificados em sustentabilidade, também podem envolver-se em aventuras sustentáveis, que vão desde atividades ao ar livre em ambientes naturais únicos até a imersão no património tradicional dessas localidades. Além disso, o país ocupa a terceira posição mundial com 567 praias certificadas com Bandeira Azul e está entre os dois países com mais registos da UNESCO, com 30 elementos na Lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
Transporte ecológico
Localizada no ponto de encontro entre dois continentes, a Turquia é facilmente acessível por via aérea, ferroviária, rodoviária e marítima. Enquanto explora o país, pode optar por alternativas ecológicas para reduzir sua pegada de carbono.
Viajar de comboio é uma das melhores opções, graças aos recentes investimentos governamentais que melhoraram tanto as rotas de alta velocidade quanto as tradicionais. Viagens nostálgicas como o Expresso do Oriente, o Expresso Mesopotâmico e o Expresso de Diyarbakır, reconhecidos pela revista Time como um dos "Melhores Lugares do Mundo em 2024", oferecem vistas impressionantes e acesso a joias ocultas.
O ciclismo também é outra opção ecológica para percorrer o país. Com rotas adequadas para todos os níveis, oferece uma maneira única de explorar as diversas paisagens da Turquia e a sua antiga história.
Comentários