Habituamo-nos a apreciar Lisboa com o Tejo como pano de fundo, mas, hoje, desafiamo-nos a fazer o inverso e a descobrir a cidade das setes colinas a partir do seu fiel companheiro, o Tejo.
Assim, aproveitamos o regresso dos passeios ao final da tarde da Yellow Boat para apreciar o pôr do sol e Lisboa de uma perspetiva diferente.
Partimos às 20 horas da Estação Fluvial Sul e Sueste no Terreiro do Paço para um agradável passeio de 1h15 a bordo do Yellow Boat. Ainda que o céu contasse com algumas nuvens, apreciámos a paisagem que se apresentava à medida que navegávamos ao mesmo tempo que éramos embalados por música ao vivo.
Do Terreiro do Paço, seguimos em direção a Belém enquanto identificávamos algumas referências da cidade. Ao fundo, o Castelo de São Jorge, de repente, atravessamos a Ponte de 25 de Abril e avistamos o Cristo Rei – qual teria sido a última vez que o visitámos?
Entretanto, começamos a chegar a Belém e temos uma perspetiva diferente da zona ribeirinha. Vemos o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MATT), o Museu da Electricidade, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.
É curioso o contraste entre o MAAT e o Museu da Electricidade, mas, ao mesmo tempo, nada melhor para simbolizar a Lisboa dos nossos dias: antiga e moderna, mista, saudosista, mas também sonhadora.
O Sol põe-se entre as nuvens, mas não deixa de ser um momento belo de ser apreciado.
A viagem foi serena, como se de uma introspecção se tratasse. Percebia-se que estávamos todos a apreciar e a descobrir de novo ou pela primeira vez Lisboa.
Os passeios de barco ao pôr-do-sol a bordo do Yellow Boat acontecem até dia 19 de agosto às segundas, quartas, sextas e sábados.
Comentários