Festas de São Martinho

No Barreiro, o Dia de São Martinho é assinalado a 19 de novembro com um magusto aberto ao público, com castanhas e batatas-doces assadas acompanhadas por jeropiga e água-pé, no Mercado Municipal 1.º de Maio, a partir das 10h00. A animação musical ficará a cargo do DJ Shortbeatz.

Em Oeiras, a já tradicional festa de São Martinho está marcada para esta sexta-feira, entre as 11h00 e as 22h00, no Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras. A par da oferta de castanhas, haverá barraquinhas com gastronomia variada e doçaria da Região. A entrada é gratuita.

Penafiel também celebra o São Martinho, padroeiro da cidade, com uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto. De 10 a 20 de novembro, a cidade revive a tradicional Feira de São Martinho que todos os anos atrai milhares de visitantes.

Respeitando também a tradição, a Rádio Gilão – Tavira, organiza nos dias 12 e 13 de Novembro a V Edição da Festa de São Martinho, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira.

Fado no Tejo 

No mesmo dia, ainda em Lisboa, propõe-se um passeio de fim de tarde a bordo da embarcação histórica Évora, entre as 19h00 e as 21h00, num percurso “entre pontes” e durante o qual será servido água-pé, castanhas e vários petiscos. A iniciativa Fado no Tejo, que conta com a atuação da fadista Teresa Tapadas, tem partida marcada para a Doca do Espanhol, em Alcântara. As inscrições podem ser feitas através de reserva e o preço é 29 euros por pessoa.

Passeio TT de São Martinho

E para os mais radicais realiza-se a 16ª edição do Crato por Quatro, o passeio TT de São Martinho, no dia 12 de novembro. O passeio está aberto a motos, quads e viaturas 4x4. As inscrições terminam esta quarta-feira, dia 09 de novembro.

Sardinha na Broa

A freguesia de Valbom São Martinho estreia-se este ano na Rota das Colheitas com gastronomia regional. Sardinha assada e broas caseiras, misturadas com música popular são o mote do festival da “Sardinha na Broa” que começa no final da tarde da próxima sexta–feira, 11 de novembro, no largo da igreja paroquial de Valbom São Martinho. E, claro,  haverá também um magusto tradicional, com castanhas assadas e vinho novo.

Troca de Quadras e Castanhas

A Troca de Quadras e Castanhas acontece sexta-feira, dia 11, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, a partir das 15h00 na Moita. A atividade é gratuita e aberta a toda a população.

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

Em Palmela comemora-se o São Martinho com a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal a sugerir uma programação variada, nomeadamente para os dias 12 e 13 de novembro. No sábado, às 9h00, há uma prova de vinho novo e castanha assada, na ASL Tomé, no Pinhal Novo (esta é a única atividade gratuita e que não requer marcação prévia); e às 16h00, está prevista uma visita guiada com prova de dois vinhos e castanha assada na Fernão Pó Adega, em Fernando Pó. Para essa noite, a proposta passa por um jantar de São Martinho com espetáculo de fado, às 20h30, na adega da Casa de Atalaia.

Ainda integrado nesta programação a sugestão de magusto para domingo decorre na Quinta do Piloto, com uma visita guiada à adega e caves do Moscatel de Setúbal, degustação de petiscos e espetáculo de fado, às 16h00.


Já sabe onde vai celebrar o Dia de São Martinho? Tem outras sugestões? Partilhe connosco na caixa de comentários. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.