Deixo aqui 10 dicas para visitar Amesterdão com mini pessoas para ir intercalando com atividades mais adultas:

1. Alugar uma bicicleta

São muitos os sítios onde é possível fazê-lo em Amesterdão, embora nem todos tenham cadeiras ou cargo bikes para transporte de crianças. No nosso caso optámos por alugar duas bicicletas em que uma delas tinha um carrinho para transportar o Magno em segurança. Optámos pela empresa Rent a Bike. Este tipo de bicicletas não tem um aluguer barato, custou 23€ por dia, mas vale muito a pena. Dá para levar duas crianças com cinto de segurança e torna a visita à cidade bem mais prática e divertida. O difícil era arrancar o Magno de lá.

2. Mercados de rua

Os mais famosos são o Albert Cuypmarkt e o Waterlooplein Flea Market. Fomos aos dois e vale muito a pena pela qualidade e preço da fruta e pela street food que se vende um pouco por todo o lado. Estão ambos abertos de segunda a sábado das 9h às 17h.

3. Passear de barco pelos canais

Há muitas empresas a oferecer passeios pelos canais. Nós usámos a Canal Bus e gostámos. Existe ainda o barco das panquecas que, como o nome indica, inclui para além de duas horas e meia de passeio pelos canais, panquecas, como não podia deixar de ser, e bebidas.

Amesterdão
Amesterdão créditos: Pixabay

4. Vondelpark

É um parque muito grande num estilo Bristish, com lagos (com patos incluídos para as sessões de “atira o pão ao pato”), seis parques infantis, cafés e muito, muito verde. Ideal para desenjoar um pouco do ambiente citadino e deixar os miúdos correr à vontade. Perto do parque existe um restaurante de panquecas (são mesmo doidos por panquecas na Holanda) vocacionado para crianças, o Kinderkookkafe. Os miúdos mais crescidos podem cozinhar as suas próprias panquecas e pizzas com a ajuda de um cozinheiro.

5. Van Gogh Museum e Rijksmuseum

Sim, dá para visitar museus com crianças pequenas. O que provavelmente não dará é para estar uma hora em frente a cada quadro. No caso destes dois museus é melhor comprar os bilhetes online ou pelo menos com um dia de antecedência em relação ao dia da visita visto serem mesmo muito visitados. No dia em que fomos o tempo de espera para entrar, já tendo o bilhete comprado, era de duas horas e não estavam a dar preferência de entrada a pessoas com crianças de colo.

6. Comida de rua

Nem toda é adequada para dar aos miúdos e por isso nalguns casos é para comer sem eles verem. Temos as waffles um pouco por todo o lado; as Oliebollen, uma espécie de Donuts/bolas de berlim; as batatas fritas do Manuken Pis (na Damrak, 41) e os muitos falafelbars Maoz espalhados pela cidade e que são um oásis para os vegetarianos, e finalmente, a comida pronta a levar da cadeia de supermercados Albert Heijn são apenas alguns exemplos do muito que se pode encontrar.

7. Nemo, o museu de ciência

Visto de fora, é um dos museus mais bonitos de sempre com a sua forma de proa de navio. É mais vocacionado para miúdos com mais de seis anos mas também tem coisas para os mais novos. O telhado tem vistas fantásticas e no Verão é transformado numa praia com direito a areia e tudo.

8. Amstelpark

Para além dos jardins e parques infantis tem também mini golf e um pequeno comboio que percorre o jardim ao fim de semana.

9. Casa museu de Anne Frank

Naturalmente só crianças um pouco mais velhas entenderão o que se está a visitar no Prinsengracht 263. Mas mesmo não sendo inteiramente child friendly é mesmo um lugar que se tem de visitar pelo menos uma vez na vida. É conveniente comprar os bilhetes online pois as filas são épicas.

10. Passear sem rumo pela cidade

Uma cidade pontilhada de canais, de barcos que são também casas, casinhas liliputeanas e bicicletas por todos o lado é por si só uma animação. Mesmo a red light district zone é muito tranquila para passear com crianças. Até ao anoitecer, vá. Também não exageremos :)

Acompanhe as nossas aventuras mais recentes no Instagram Mundo Magno

Artigo originalmente publicado no blogue Mundo Magno

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.