Esta quadra festiva convida-nos a dar mais atenção às pessoas que amamos. É o tempo de caminhar de mãos dadas pelos mercados de Natal, de escolher presentes perfeitos, originais e sustentáveis e de esquecer o frio no calor reconfortante de belas fogueiras. É acima de tudo o tempo das crianças. De as levar a ver presépios naturais, a comer sonhos e rabanadas ou a conhecer pais natais, duendes e reis magos. No Centro de Portugal, o Natal é pura magia! Não acredita? Espreite estas propostas.
Boas Festas em Aveiro
De 01 de dezembro a 13 janeiro 2025, Aveiro celebra o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho. Para além das instalações de luz, que vão desde a Grande Árvore de Natal, na Fonte Nova, à Estrela do Natal, no Rossio, acontecem Concertos de Boas Festas, Espetáculos para Famílias, Contos Encantados, Artes de Rua, Roteiros, A Oficina do Pai Natal e Sabores com Tradição (um evento gastronómico).
A Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho reservam mais surpresas que podem ser consultadas no site oficial da Câmara Municipal de Aveiro.
Aldeia de Natal em Cabeça, Seia
Entre 7 de dezembro e 1 de janeiro, Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser a aldeia de Natal mais tradicional e ecológica do país. Esta Festa de Montanha, que completa este ano a sua 12ª edição, deixa cair os atuais cânones natalícios, cada vez mais globalizados e massificados, e dispensa o Pai Natal como convidado. As raízes desta celebração são bem mais antigas e estão alicerçadas nas mais profundas tradições portuguesas.
Em Cabeça o espírito natalício é vivido em comunhão com a Natureza e a comunidade, com dezenas de atividades programadas como oficinas criativas alusivas ao Natal, passeios e caminhadas, workshops comunitários de crochê e novelos de histórias de avós, sessões de contos e muito mais.
Nesta aldeia todas as decorações natalícias são feitas à mão pelos moradores, com materiais naturais recolhidos de forma responsável no meio natural envolvente, e iluminação LED.
Não há empresas envolvidas no processo, está apenas na mão dos locais dar vida e alma à decoração da festa para que tudo esteja em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições seculares como a missa do Galo, a fogueira de Natal e a confeção de iguarias no forno comunitário.
As portas de casa dos habitantes ficam abertas e dão vida ao pequeno mercado de Natal e é nas tasquinhas e nas ruas que a comunidade se funde com os visitantes para aproveitar ao entardecer a magia que acontece quando milhares de luzes led iluminam as ruelas e o casario típico desta Aldeia de Montanha. O cenário é único e envolvente e quem visita Cabeça nesta altura do ano nunca o esquece.
Natal Serrano na Pampilhosa da Serra
Deixe-se envolver pelas paisagens da serra e pelo céu incrivelmente estrelado, junte a família e descubra o mais autêntico espírito natalício ao calor de uma fogueira, provando a deliciosa gastronomia local e divertindo-se nos bailaricos e concertos.
Aprecie o talento dos/as artesãos/ãs da Região e aproveite para patinar no gelo. Miúdos e graúdos vão sentir a magia da época como era vivida antigamente, celebrando assim, a verdadeira tradição em Pampilhosa da Serra.
Vila do Presépio, Alenquer
Partindo de uma tradição que tem décadas, o Presépio Monumental de Alenquer regressa este ano, envolvendo a vila, de 30 de novembro a 6 de janeiro, num ambiente de alegria e esperança.
Com um cenário festivo e uma programação repleta de cor e encanto, o centro de Alenquer transforma-se na Vila Mágica de Natal e acolhe diversas atividades destinadas a toda a família.
Ao longo da quadra festiva vai poder visitar o Presépio Monumental, explorar a Aldeia do Pai Natal, patinar na pista de gelo, assistir ao circo e teatro de Natal, andar de carrossel, visitar exposições e mercados de Natal e ainda descobrir outras surpresas que vão agradar a miúdos e graúdos. Também não vão faltar concertos e outras atividades culturais, além do comboio de Natal (gratuito), que vai facilitar as deslocações para que não perca nada desta programação especial.
A Magia do Natal vai deixar pegadas na Mealhada
Para algo ligeiramente diferente e original visite a Mealhada que este ano decidiu agigantar, mais do que nunca, o espírito natalício, criando uma viagem entre a magia do Natal e o mundo dos dinossauros, através de uma espetacular exposição de dinossauros em tamanho real oriundos do Dino Parque da Lourinhã.
O Mercadinho é outra das atrações, assim como a Tenda Natal que, de 13 a 23 de dezembro, apresenta diversos espetáculos, de teatro, dança e magia.
Dlim Dlão no Bosque Mágico, Sever do Vouga
O Dlim Dlão no Bosque Mágico - Parque Urbano de Sever do Vouga - é o cenário ideal para viver o imaginário do Natal 2024. Toda a magia acontece ao longo do mês de dezembro, prolongando-se até 2025, com a celebração da Passagem de Ano.
Tudo começa com a chegada do Pai Natal ao Bosque Mágico. A iluminação natalícia é ativada e cenários idílicos de luzes, transportam os visitantes até aos Passadiços da Frente Ribeirinha.
O Mercadinho de Natal, A Tenda Cristal, a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo Ecológica, a Pista de Comboio sobre Carris são, entre outras experiências, algumas das atrações deste Dlim Dlão no Bosque Mágico.
Nesta quadra, o município de Sever do Vouga renova a campanha de Natal, “Compre no Comércio Local”, como incentivo à economia circular e transforma-se em múltiplos cenários alusivos ao Natal com a instalação de Presépios Comunitários junto ao edifício da Câmara e áreas adjacentes e nas várias freguesias do concelho. No dia 21 de dezembro realiza-se a Rota dos Presépios Comunitários, uma ótima oportunidade de ver as instalações criativas localizadas nos diversos pontos do território.
Árvores de Natal em crochê em Idanha-a-Nova e Góis
Idanha-a-Nova criou, na Aldeia de Medelim, uma das Árvores de Natal mais originais do Centro de Portugal: tem 6 metros de altura e mais de dois mil quadrados, feitos em crochê, com tons vivos de lã , que de dia encantam e à noitinha, com os efeitos luminosos, criam magia.
A Árvore de Natal, exposta na rotunda de Medelim, é acompanhada por um presépio igualmente feito em crochê. Cada uma das figuras principais é feita por 250 quadrados, com 10X10 centímetros, retratando o nascimento de Jesus.
Este original presépio é um bom exemplo de política de proximidade, já que envolve a participação da comunidade local, familiares e amigos de Medelim.
Góis oferece um motivo único para uma visita especial neste Natal: a "Árvore de Natal Comunitária - Quadrados Solidários", um projeto colaborativo que uniu a comunidade em torno da criatividade e da solidariedade. A iniciativa contou com a participação de 228 voluntários que criaram 1317 quadrados de lã, predominantemente verdes, recorrendo a técnicas como crochê e tricô. Para além disso, mais de 200 artigos decorativos, incluindo estrelas e bolas, foram produzidos em atividades complementares.
Este esforço comunitário permitiu não apenas a construção de uma árvore de Natal original, mas também a decoração de outros elementos no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira e na Rua do Celeiro, como um presépio, bancos de jardim e corrimãos, trazendo um toque único ao centro histórico da vila.
Até 6 de janeiro de 2025, aproveite as mini férias de Natal para visitar Góis, e celebre o espírito de união e criatividade que esta vila oferece.
Animação de Natal na Marinha Grande
Na Marinha Grande toda a animação natalícia foi pensada para as famílias e acontece em ruas animadas por música ambiente. O programa inclui, entre outras coisas, espetáculos e animação cultural, a Casa do Pai Natal, o Mercadinho de Natal, o Comboio de Natal e o Presépio Tradicional.
Um dos maiores destaques é a Árvore de Natal Gigante, com 25 metros de altura, localizada junto ao lago do Parque da Cerca, mas as decorações em 3D também prometem encantar. A Marinha Grande manteve este ano a aposta na eficiência energética, com uma iluminação de Natal que utiliza tecnologia LED de baixo consumo e está presente nas três freguesias do concelho, estimulando a circulação pelos espaços e tornando o ambiente mais acolhedor.
O tradicional Presépio de Filipe Ferreira, celebra este ano a 25ª edição e regressa ao Edifício da Resinagem, no coração da cidade, para encantar os visitantes. Ocupa uma área de cerca de 65 m2 e conta com mais de 2.000 figuras, além de centenas de acessórios e peças feitas pelo próprio autor, que dão vida a cenários detalhados que nos transportam para épocas passadas. O Presépio tem entrada gratuita e estará aberto ao público até 6 de janeiro de 2025, consolidando-se como um dos maiores e mais emblemáticos presépios tradicionais da região.
O Encanto da “Terra Natal” em Figueira de Castelo Rodrigo
Nesta quadra festiva a “Terra Natal” volta a Figueira de Castelo Rodrigo com o Largo Mateus de Castro preparado a rigor para receber o espírito natalício no seu expoente máximo. Atrações como o comboio de Natal, a acolhedora Casa do Pai Natal, a Mini Roda, o Carrossel Parisiense e muitas outras novidades prometem encantar todos os visitantes.
Madeiro de Natal em Penamacor
O Madeiro de Natal tem tradição forte em terras de Penamacor e é um ritual que reúne várias gerações de Penamacorenses. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro.
Maior e Menor Pai Natal do Mundo em Águeda
O Natal de Águeda já é famoso pelas decorações, luzes e um vasto programa cultural com concertos, performances teatrais, artes circenses e workshops, mas os maiores destaques são sem dúvida, o Maior e o Menor Pai Natal do Mundo. O primeiro, instalado no Largo 1.º de Maio, tem 21 metros de altura, é iluminado por mais de 250 mil led’s e o seu título é comprovado pelo Guiness Book of Records.
Já o Menor Pai Natal, está disponível para visita no Posto de Turismo, mas só é visível recorrendo a um microscópio, pois trata-se de uma nano-estrutura do artista Willard Wigan.
Este ano, há ainda outra novidade em Águeda — um boneco de neve gigante, junto à Escola Secundária Marques de Castilho. Não perca estas atrações únicas!
Vila de Natal, Óbidos
É um dos eventos natalícios mais conhecidos e emblemáticos do país, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Nesta quadra a Vila de Óbidos enche-se de luz, cor e fantasia, transformando-se num lugar de sonho, onde todos - crianças e adultos - podem viver experiências mágicas.
A Casa do Pai Natal, o presépio, espetáculos, jogos, pistas de gelo, insufláveis, são muitos os divertimentos que esperam por si, para desfrutar ao máximo em família e criar memórias que ficam para sempre.
FICA em Alvaiázere
Viva a magia do Natal no Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere (FICA), com a maior exposição de Pais Natais do país, muitas atividades e grande animação.
A grande novidade deste ano é uma Pista de Ski Infinito, um equipamento inovador que simula a experiência de esquiar em neve real. Esta atração, única em Portugal, promete ser um dos pontos altos do festival.
O programa cultural não deixa ninguém indiferente, trazendo um cartaz recheado de artistas e espetáculos pensado não apenas para as crianças, mas também para toda a família.
Consulte a pagina oficial do Turismo Centro de Portugal para saber mais sobre estes e outros Eventos de Natal no Centro de Portugal.
Comentários