Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
O castelo de Algoso é a fortificação do nordeste transmontano. Não há outro igual e são poucas as semelhanças com outro castelos roqueiros. Altivo, forte, teimoso e abraçado a lendas, o castelo de Algoso é a fortaleza do “reino maravilhoso” de Miguel Torga.
O cineteatro Marques Duque, em Mértola, é uma pequena joia que nos encanta por ser graciosa no estilo e acolhimento. Ao mesmo tempo, ilustra a permanente renovação da Vila-Museu.
O baloiço de Trevim, num dos pontos mais altos da serra da Lousã, ganhou rapidamente popularidade e, por vezes, provoca fila de espera para balouçarmos com uma vista deslumbrante, em particular ao pôr do sol.
Esculca é conhecida como a “Aldeia Mirante” do concelho de Arganil. Rapidamente se percebe a razão do nome. No miradouro, no largo da aldeia, ou no baloiço, que colocaram mais acima, temos vistas soberbas que vão até à serra da Estrela ou ao Caramulo.
O Teatro Garcia de Resende é uma das joias dos teatros à italiana em Portugal. É um marco no património cultural do Alentejo e um sonho para palco de muitos artistas.
O jardim do Palácio dos Biscaínhos em Braga é pouco conhecido e este é um dos motivos porque se torna mais agradável um passeio entre fontes, esculturas e um museu. Todo o conjunto é em estilo Barroco.
Azulejos nas paredes laterais e painéis com a representação de figuras religiosas na enorme e espetacular fachada tornam singular e harmoniosa a Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça.
O cedro de Runa, no concelho de Torres Vedras, é uma árvore espetacular. A copa tem mais de 28 metros de diâmetro e os ramos foram podados em forma de caramanchão.
Serpa tem seis oliveiras classificadas de interesse público que complementam o riquíssimo património da cidade. Sabia que algumas destas árvores têm dois mil anos?
Uma das lendas mais interessantes da aldeia histórica de Idanha-a-Velha é a do freixo do rei Vamba. A árvore ainda continua a cativar a atenção, como também a Azinheira Grande - da bolota faziam café.
A tuia gigante tem 35 metros de altura e o tronco é muito largo. A copa é difícil de ver e a tuia alarga o seu território com ramos grossos, castanha-avermelhada e, por vezes, com formas graciosas.
São vários os penedos, mas o que abana está parcialmente assente numa laje granítica e tem uma placa a recomendar onde se deve fazer força com as mãos. É um exercício individual ou em grupo e o resultado parece o mesmo. Junte-se o fantástico miradouro para o rio Mondego e tem um lugar fantástico par
O resultado é muito feliz. Uma obra da natureza e da criatividade humana que conciliou um lago, uma paisagem com horizontes rasgados entre serras e um baloiço para apreciar a vista ao som do vento. É o lobo que deu o nome à aldeia, Pena Lobo, no concelho de Sabugal.
Do miradouro do Cabeço Mosqueiro, no Orvalho, a vista alcança as serras da Estrela, Gardunha, Açor, Lousã, os Penedos de Góis e os não menos impressionantes meandros do rio Zêzere. A vista fabulosa complementa um passeio nos Passadiços do Orvalho.
O Cabo Girão, na Madeira, é uma das falésias mais altas do mundo e é a maior da Europa, com 580 metros sentidos de forma vertiginosa. No entanto, o que é mais fantástico é a vista do miradouro. Uma paisagem marcada pela linha infinita do mar e com o azul a contrastar com o escuro da rocha basáltica
O miradouro de São Leonardo de Galafura é um dos mais encantadores do Douro. Em primeiro lugar, devido à paisagem. Tem uma vista sublime sobre o Douro. Depois, porque foi tema da obra de Miguel Torga que escreveu, num dos seus Diários, que do miradouro "não é um panorama que os olhos contemplam: é u
Em qualquer estação do ano e em qualquer momento é deslumbrante a vista do Cabo Sardão, no concelho de Odemira. No entanto, uma das alturas mais espetaculares é ao pôr do sol.
A festa da Romaria da Senhora d’Agonia já está a decorrer em Viana do Castelo. Amanhã à tarde é o exuberante e colorido Desfile da Mordomia. A visita à cidade completa-se com uma vista fabulosa de Viana a partir do santuário do Sagrado Coração de Jesus.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um dos mais antigos em Portugal, tem 520 anos e causa algum deslumbramento devido à monumentalidade no meio de uma zona rural, no alto da serra onde nasce o rio Vouga, no concelho de Sernancelhe.
Em muitas regiões do interior de Portugal, uma boa opção para refrescar é um mergulho numa praia fluvial. Em viagem é sedutor dar um mergulho ou, no mínimo, molhar os pés. Aqui estão mais de 20 sugestões.
O Covão do Boi e o santuário da Senhora da Estrela são uma surpresa para muitos visitantes da serra da Estrela. A romaria anual é no segundo domingo do mês de Agosto e, desta vez, a escultura no meio das rochas não passa despercebida.
Uma praia fluvial sossegada, nesta altura do ano, não é fácil de encontrar. Uma boa oportunidade de se conseguir esse ambiente acolhedor é na praia fluvial de Bostelim, no concelho de Vila de Rei.