O que junta Roger Federer (tenista) e Trevor Noah (humorista ex-apresentador do programa Daily Show) num comboio suíço? O Turismo. Sim, é verdade. Federer, que já se retirou dos campeonatos de ténis, agora utiliza a sua fama para promover o seu país. Trevor Noah, sul-africano, poderia ser uma escolha aleatória, contudo, tem ascendência suíça por parte do pai (e Federer tem igualmente sangue sul-africano).

Em conjunto, partem numa viagem de comboio pela Suíça que tem como objetivo promover o Grand Train Tour que é, para muitos, a viagem de uma vida.

No vídeo, disponível em diversas plataformas online, a famosa dupla prepara-se para gravar um anúncio publicitário quando, distraída, entra no comboio errado. A situação, que ainda brinca com a pontualidade suíça, serve de mote para o Turismo da Suíça mostrar que, neste destino, nunca se está no comboio errado por todos oferecerem uma experiência única. Para além desta mensagem, a autoridade apresenta e transforma o transporte ferroviário suíço em produto turístico.

Ainda que Federer e Trevor sejam os nomes mais sonantes da produção de quase quatro minutos, esta ainda inclui nomes de peso por detrás das câmaras como Tom Hooper, realizador que conquistou um Óscar pelo filme O Discurso do Rei. Percebemos assim que existiu um forte investimento do Turismo da Suíça e que não olhou a meios para conseguir transmitir a sua mensagem.

A verdade é que a promoção de destinos deixou de ser linear já há muito tempo. Por isso, a produção deve ser otimizada ao máximo para transmitir o objetivo que vai além do lugar e que passa também pelas emoções e/ou experiências que nos proporciona.

Enquanto acompanhamos as peripécias de Federer e Trevor, vemos algumas das paisagens que podemos descobrir ao embarcamos numa viagem sobre carris na Suíça. Estamos entretidos e a receber informação. Não sentimos que seja invasiva e queremos chegar até ao fim do vídeo, pois queremos saber como história termina.

O The Ride of a Lifetime conquistou na 36.ª edição dos Prémios World Tourism Film Awards o prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo na categoria Produtos Turísticos e o novo prémio CIFFT Tourism Press Award, um galardão especial atribuído por um painel internacional de jornalistas do setor.

Numa noite em que Portugal foi o país premiado da noite (recebeu nove distinções), o duplo reconhecimento tornou o Turismo da Suíça o grande vencedor da edição CIFFT de 2024.

Será só o elenco a tornar "The Ride of a Lifetime" especial?

Não acredito. O elenco ajuda o vídeo a destacar-se, a chamar a nossa atenção e, por outro lado, ao apostar em nomes tão conhecidos, eleva a fasquia. Assim, caso a produção não consiga superar a expetativa criada pela audiência pode não conseguir captar a sua atenção e, sabemos que por vezes as expetativas são irreais.

Para felicidade do Turismo da Suíça, o "The Ride of a Lifetime" consegue surpreender. O vídeo, analisado por um painel de 84 jornalistas de viagens de meios de comunicação internacionais de 36 países, incluindo de Portugal (e do SAPO Viagens), cumpriu com o objetivo. Conforme alguns membros do júri, o vídeo é "encantador, hilariante, cheio de tensão e brilhante"; "uma história original e divertida com personagens que permitem uma ligação imediata" e "vencedor, sem dúvida".

Já para Alexander V. Kammel, Diretor do CIFFT, o "The Ride of a Lifetime" captura perfeitamente a essência do turismo suíço com a sua mistura única de humor e narrativa. Este reconhecimento reflete a qualidade do filme e a dedicação do nosso júri, cuja experiência garante que celebramos as histórias turísticas mais impactantes”.

A prova de que não basta apostar num bom elenco é o vídeo vencedor do CIFFT "People's Choice" Award 2024, o We Are What We Feel, que promove o interior norte de Portugal.

Em menos de dois minutos, o vídeo, produzido pela PORTUGALNTN , mostra experiências que os visitantes podem realizar nesta vasta região, mostrando alguns dos locais de maior beleza. “A nossa preocupação foi contar a história que foi escrita e seguir o guião, tentamos mostrar os locais mais icónicos e onde conseguimos melhores registos, sem pensar individualmente em cada um dos concelhos. Acreditamos piamente que o que é verdadeiramente diferenciador, valorizado e procurado é experiência global, autêntica e sustentável”, explicou Domingos Pires, um dos diretores da produtora, ao SAPO Viagens.

Conclusão? A experiência continua a ser tendência no universo das viagens e, num mundo tão interligado e com imensa informação, destacam-se os conteúdos que conseguem apelar aos nossos sentidos, a sugerir emoções e a inspirar-nos.

As inscrições para a competição de 2025 já estão abertas e espera continuar a premiar o melhor da promoção audiovisual turística. Mais informações no site da organização.