Inaugurada em 1850, Het Arresthuis foi por quase dois séculos, considerada uma das penitenciárias mais importantes dos Países Baixos. Aqui estiveram presos alguns dos criminosos mais perigosos do país e de 2002 a 2007, alguns dos mais importantes traficantes de droga da Holanda.

Quando o edifício foi abandonado e deixou de ter utilidade pública, todo o complexo prisional, incluindo o antigo tribunal, foi colocado à venda sob a forma de concurso público. 

O grupo holandês Van der Valk, que pretendia expandir a sua oferta hoteleira, venceu o concurso e transformou a antiga prisão municipal num hotel boutique, convertendo as suas 105 celas em 40 luxuosos quartos. 

Todos os quartos conservaram as portas originais das celas para preservar a história do edifício, classificado como “património de interesse público”, mas apresentam agora um design moderno e estão decorados com mobiliário contemporâneo.

O antigo corredor da prisão, outra lembrança de seu passado sombrio, foi convertido num agradável e tranquilo lounge e a  sala de ginástica dos prisioneiros foi transformada em ginásio para os hóspedes. 

No anterior refeitório está agora o restaurante do hotel e o pátio onde os prisioneiros apanhavam ar, funciona como café e esplanada.O Het Cellenblok ou bloco de celas, é um bar trendy, ideal para festas privadas, onde o anfitrião e os seus convidados não tem de obedecer a nenhum toque de recolher obrigatório e podem ser “libertados” na manhã seguinte.