A luxuosa estância de esqui Masik Pass, construída pelo regime de Kim Jong-un, ambiciona atrair turistas de todo o mundo. O complexo de 110 quilómetros de pistas, com teleférico, chalés, um hotel e um heliporto fica localizado na província de Kangwon, entre terrenos montanhosos com muita vegetação e pequenas produções agrícolas.

A colina Masik tem 768 metros de altura onde caem nevões desde o início de novembro até março - a estância está quase sempre vazia, pois num país de 24 milhões de habitantes existem apenas 5500 praticantes desta modalidade.

A construção desta estância (que demorou 10 meses e foi inaugurada em 2013) deveu-se, segundo especialistas internacionais, à participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, que começarão no próximo mês de fevereiro (de 9 a 25) na zona sul coreana de PyeongChang. Ou seja, o regime sentiu necessidade de fazer alguma coisa em prol dos desportos de Inverno.

O ano passado, o regime norte-coreano anunciou também que pretende criar um complexo em Wonsan, na costa sudeste do país, para atrair mais turistas e investidores: um hotel de três estrelas, um complexo de apartamentos de dez torres, um complexo financeiro internacional, armazéns, um restaurante de comida internacional e um polidesportivo.

Na periferia construirá ainda um hotel de cinco estrelas, um segundo complexo financeiro, outro de escritórios e uma biblioteca. O projeto prevê ainda um centro internacional de exposições e espaços dedicados à investigação científica.

Por enquanto, o governo da Coreia do Norte não avança com nenhuma data para a conclusão destes projetos. Para já, 22 atletas norte-coreanos vão competir nos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade sul-coreana de PyeongChang, sendo que as equipas das duas Coreias vão desfilar juntas na cerimónia de abertura.

Os atletas da Coreia do Norte vão competir em cinco modalidades desportivas, incluindo numa equipa feminina conjunta de hóquei no gelo, composta por atletas das duas Coreias.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.