Praias fluviais, passeios pedestres e fluviais, gastronomia identitária... a Beira Baixa oferece tudo isto, mas também existem segredos bem guardados que não faz ideia e que vai mesmo querer conhecer. Damos a conhecer seis locais inusitados desta província para incluir no seu roteiro de verão.
Portugal é um país privilegiado no que toca a praias. Há muitas para descobrir tanto no continente como nas ilhas. Se anda à procura de inspiração, conheça estas sugestões da momondo de praias para explorar neste verão.
Vamos atravessar o rio Ceira numa ponte metálica suspensa e aproveitamos para tomar banho num dique. O trilho vai até Góis e, ao longo do percurso, temos praias fluviais, recantos da natureza e pequenos povoados com vista para os Penedos de Góis.
É um passeio para a família. Tem pouco mais de dois quilómetros, ida e volta, é quase sempre plano e algumas partes com sombra. O contacto com a natureza, o rio Tejo e a vista ampla a partir do miradouro, são alguns dos atributos que marcam a Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo. Mas não só.
O Conselho da União Europeia deu hoje luz verde à extensão por mais um ano das regras relativas ao Certificado Digital Covid-19 da UE, considerando que este documento é “particularmente importante” no contexto das viagens.
A paisagem é marcada pela deslumbrante geologia vulcânica, por tradições populares cujas origens se perdem no tempo e por um legado histórico que se faz sentir por toda a ilha. Seja bem-vindo à Terceira!
Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra inauguram a 1 de julho um percurso pedestre através de quatro serras e seis rios, numa extensão global de 280 quilómetros.
Não muito longe da costa, as muralhas do antigo castelo medieval de Santiago do Cacém atraem a nossa vista e convidam-nos a conhecer melhor esta pequena cidade alentejana, cheia de encanto e beleza.
À entrada de Ulme, uma freguesia do concelho da Chamusca, somos surpreendidos com um enorme mural que cobre a empena de uma casa e retrata a apanha tradicional do arroz. É uma feliz simbiose do património natural e cultural da vila que é vizinha da ribeira de Ulme e que permite a produção de arroz.
Chegou a época do ano que muitos acreditam ser a mais alegre de todas. Dias mais longos e noites mais quentes. Apresentamos 15 destinos em Portugal que rimam, definitivamente, com verão.
Recentemente eleita a terceira cidade do mundo com melhor qualidade de vida pela prestigiada revista Monocle, Lisboa é também uma cidade fotogénica que conta com cerca de 220 dias de sol. Existem várias formas de descobrir a capital portuguesa e uma delas é através do rio Tejo.
“Um choque”, é assim que alguns visitantes descrevem o impacto de deslumbramento de quem visita pela primeira vez o Vale das Buracas, no concelho de Condeixa-a-Nova, e ao longe se depara com as enormes cavidades na encosta do monte.
O Pedro e a Tânia foram conhecer uma zona de lazer na região Centro que convida os visitantes a desligarem os telemóveis e a repararem nos pequenos pormenores.
São paisagens fantásticas que nos fazem lembrar paragens longínquas, como Havai ou Indonésia, mas estão aqui bem perto. Além de toda a natureza exuberante, a Madeira alia cultura, história e gastronomia fantásticas. Sem esquecer a hospitalidade dos madeirenses.
O mundo parece estar a querer conhecer (novamente) Portugal e as suas paradisíacas praias, mágicas aldeias ou hipnotizantes cascatas, que surpreendem até o mais experiente dos viajantes, seja ele português ou estrangeiro.
A ponte de Mizarela, na serra da Estrela, é o elo de ligação entre várias aldeias e de um caminho percorrido há vários séculos. No presente, juntam-se cascatas, passadiços e um baloiço no meio do rio Mondego
Casario de granito, fontanários a revelar abundância de água, horizontes definidos pelo topo das encostas que encobrem mais cedo o sol, por vezes, um rebanho de ovelhas que passa no interior da aldeia e gente idosa que conversa à sombra num beirado, sentados em bancos de pedra à beira da rua.
A edição espanhola da Condé Nast Traveler criou uma lista com 11 planos para aproveitar o verão e a natureza em Portugal. São muitos planos para aproveitar e poucos dias de férias para gozar de toda esta beleza.
Viver numa pequena quinta na serra de Sintra à semelhança da vida saloia no século XIX. Interagir com alguns animais, ou simplesmente passear por dois hectares verdejantes, com lagos. O silêncio apenas a ser quebrado pelo som do pavão. Estas são algumas das experiências que podemos usufruir num pass
Um passeio tranquilo nos bosques da serra de Sintra e a interação com os burros que nos vão fazer companhia. A proposta junta o útil ao agradável porque, ao mesmo tempo, estamos a contribuir para a salvaguarda de várias espécies de burros.
O Cavalo Sorraia é uma raça única, corre o risco de extinção e corresponde ao cavalo primitivo selvagem do sul da Península Ibérica. Na Reserva Natural do Cavalo Sorraia, em Alpiarça, há 24 exemplares dos cerca de 200 que existem em todo o mundo.