Óbidos é uma pitoresca vila muralhada (a menos de uma hora de Lisboa) e tem muitos motivos de interesse: castelo, ruas medievais, casinhas caiadas de branco e até ginjinha em copo de chocolate.

É muito visitada durante as festas e os festivais anuais: Festival Internacional de Chocolate, Mercado Medieval, Folio e Vila Natal. Mas eu acho que há muitas outras boas razões para lá ir, durante todo o ano.

E é aí precisamente que entram as tais livrarias de Óbidos, também eleita Vila Literária. Existem por lá muitas livrarias, mas eu tenho três preferidas.

Vou começar pela que se localiza no ponto mais alto, perto da entrada para o castelo, mesmo encostada às muralhas. Depois vou descer pela Rua Direita, saindo pela Porta da Vila (a entrada principal).

Livraria Santiago

Está dentro da antiga Igreja de São Tiago. E eu acho maravilhoso o movimento conseguido pela estrutura de madeira das estantes.

Para quem conheceu a Igreja, enquanto tal, como eu conheci, tenho a certeza de que vai ficar surpreendido com a transformação em livraria.

Agora, há livros por todo o lado. Até no primeiro andar. O espaço está então muito bem aproveitado, conseguiu manter bastante luminosidade e ainda os elementos identificativos da antiga igreja.

O altar mantém-se e o silêncio confortável também. Existem uns cadeirões estrategicamente colocados em vários cantos, que convidam à preguiça.

Por isso, aproveitem. Percam-se em família com a secção infantil, que é muito interessante e extensa. E se tiverem sorte e apanharem um pequeno concerto a decorrer, vão ver como a acústica também se mantém extraordinária.

Livraria Mercado
Livraria Mercado créditos: Viajar em Família

Livraria do Mercado

Recomendo que os mais distraídos sigam o passeio com atenção. Esta livraria está na Rua Direita (a principal rua de Óbidos) mas até pode passar despercebida porque por fora parece apenas um armazém, com largas portas (já foi o refeitório da Câmara Municipal).

Lá dentro, é a primeira livraria que conheci com caixas de madeira (daquelas que serviam para transportar fruta) a servirem de estantes para os livros.

Porque ali tudo se quer o mais natural possível, já que numa das extremidades desta livraria está o Mercado Biológico de Óbidos. Fruta, pão, doces caseiros, sabonetes… Tudo biológico.

O espaço está bem aproveitado, as caixas de madeira com livros vão mesmo até ao tecto. Esta solução tem apenas a desvantagem de dificultar o acesso às obras expostas.

No entanto, achei o conceito bastante interessante e o aspeto tosco dá-lhe uma personalidade muito própria. Mas, destas três livrarias de Óbidos que escolhi, talvez esta seja a menos espaçosa para as crianças circularem.

Livraria da Adega
Livraria da Adega créditos: Viajar em Família

Livraria da Adega

Já está fora das muralhas, entre a Porta da Vila e o parque de estacionamento, conhecido como o Espaço Ô. Entra-se num pátio interior e depois à direita lá está a livraria que divide o espaço com uma pequena cafetaria onde se pode lanchar. E provar vinhos, claro, que o nome de adega não engana.

Os livros e as garrafas de vinho têm então igual destaque nas paredes. Existe uma grande e interessante seleção de livros infantis e ainda um pequeno palco, utilizado para palestras, exposições ou concertos.

Escolham um chá ou copo de vinho e demorem-se nas mesas, no interior ou no exterior com mantinhas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.