Situado acerca de 500 metros da costa de Vila Franca e a 1200 metros do cais do Tagarete no centro da vila, este ilhéu fica na costa sul da ilha de São Miguel nos Açores.

O ilhéu de Vila Franca do Campo atrai um grande número de turistas a cada temporada. Independentemente se procura diversão, relaxar ou explorar a natureza, a paisagem natural e o ambiente tranquilo fazem deste local o refúgio ideal para qualquer um.

Portugal tem algumas das ilhas mais bonitas do mundo, mas este ilhéu destaca-se das demais graças a algumas das suas características singulares.

O ilhéu assemelha-se a uma fatia de pizza e tem um círculo, estranhamente perfeito, formado no centro. Este círculo é um lago formado por um antigo vulcão submarino, com um pequeno canal que o liga às águas do oceano.

O mesmo canal é um caminho para barcos, transportando turistas para este cenário quase mágico. Devido à forma e à formação da ilhota apenas uma pequena língua de areia que se forma quando a maré está baixa se pode assemelhar a uma praia, no entanto, os visitantes parecem não se importar de forma alguma.

Actualmente é uma das principais atracções turísticas da ilha de São Miguel, especialmente desde que aqui se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving – o campeonato mundial de mergulho em penhascos.

O lago, protegido pela terra circundante, é perfeito para mergulho, especialmente devido às suas diversas profundidades e às espécies marinhas que por lá habitam.

Durante o século passado, a ilhota de Vila Franca do Campo foi uma atração turística comummente visitada durante todo o ano, independentemente do clima. Depois de 1983, altura em que o local se tornou Reserva Natural, os turistas apenas a podem visitar durante o verão - entre junho e setembro.

Além disso, os turistas não estão autorizados a visitar a ilha através dos seus próprios meios. A única forma de chegar até à ilha de Vila Franca do Campo é através de um barco especial e limitado a 400 turistas por dia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.