A mais antiga região demarcada do mundo tem muito para oferecer a quem a visita, desde provas de vinhos nas quintas e passeios de barco rabelo pelo rio até almoços com vista e muitos miradouros.

Neste roteiro de um dia no Douro, tivemos oportunidade de fazer um pouco de tudo. Se tem apenas um dia disponível deve escolher muito bem o que visitar no Douro e o que não quer mesmo deixar de fazer.

Prefere ficar a tarde toda numa piscina com vista para o rio? Ou ir a provas de vinho do Porto? Ou, por outro lado, prefere desfrutar do rio em si e fazer um cruzeiro? As opções são quase infinitas, numa região com uma oferta muito diversificada. Neste roteiro de um dia no Douro, demos prioridade às provas de vinho e passeio de barco Rabelo pelo rio.

O dia começou na Casa dos Barros, uma casa de família que disponibiliza seis quartos para alojamento. Tivemos oportunidade de fazer provas de vinho do Porto e ficar a saber mais sobre esta bebida, antes do almoço servido no bonito terraço com vista para o vale do Douro. Todo o espaço é encantador e com um ambiente romântico, bem característico desta região. O espaço também conta com uma piscina com vista para o Vale.

Miradouro
Miradouro créditos: Susana Sousa Ribeiro

Depois do almoço, parámos num dos muitos miradouros com vista para o rio e para os incríveis socalcos que fazem do Vale do Douro uma das mais belas paisagens do país.

Depois das típicas fotos, seguimos até ao caís para entrar numa réplica de barco Rabelo, semelhante àqueles que levavam os barris de vinho do Porto até às caves. Ao longo de cerca de uma hora, desfrutamos da paisagem vista de dentro, com o comboio apressado a serpentear na margem.

Melhor do que uma prova de vinho, só duas provas de vinho. Por esse motivo, fomos visitar a Quinta da Roêda, onde fizemos uma visita à vinha e tivemos oportunidade de fazer mais uma prova de vinho do Porto e ficar a conhecer as várias vertentes desta bebida.

Como ir

Embora a zona seja servida por estações de comboio - incluindo a bonita estação do Pinhão - e a viagem junto ao rio seja muito agradável, a verdade é que visitar o Douro usando apenas transportes públicos é um pouco difícil, devido à pouca oferta e a necessidade de subir e descer o vale para visitar os diferentes locais. Assim, viajar de carro pode ser a melhor opção, embora possa não ser muito compatível com as várias provas de vinho que vamos fazendo ao longo do dia.

Excursões, como as disponibilizadas pela Living Tours com saída do Porto (junto à estação de Porto São Bento), podem ser uma boa opção.

Artigo originalmente publicado no blog A Cachopa.

Publicado originalmente a 25 de julho de 2022