Em Vila do Conde, no Museu das Rendas de Bilros está exposta aquela que é a maior renda de bilros do Mundo. A artista Joana Vasconcelos foi a madrinha deste projeto, que realizou uma gigante renda, que, aquando da apresentação, em 2015, foi içada na nau quinhentista que está no rio Ave, na marginal vilacondense.

Foram usados 8Kg de linha, trabalhada por 150 rendilheiras. O resultado? Uniram-se 440 quadrados, de 30 por 30 cm, que fazem 53,262 metros quadrados de renda.

Este projeto artístico e cultural pode ser visto neste museu estando exposto numa espécie de túnel, de forma a poder ver os trabalhos de perto. O feito entrou para o livro do Guiness World Records oficialmente a 2 de agosto de 2015.

No mesmo museu, que foi inaugurado em 2016, é possível perceber melhor a história das rendas de bilros, ver as peças usadas para os trabalhos, assim como elementos mais antigos.

Com sorte poderá ver as rendilheiras a trabalharem ao vivo e pode ver uma exposição onde tem trabalhos tradicionais e formas de aplicar as rendas de bilros a modelos contemporâneos. É aqui que também funciona a Escola de Rendas de Bilros.

O Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde fica no número 7 da Rua de S. Bento, em Vila do Conde.

Saiba mais sobre o Museu das Rendas de Bilros, de Vila do Conde, no Viaje Comigo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.