Em 2015 foi eleita Cidade Europeia do Vinho, pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), em Espanha. No ano seguinte foi criada a marca Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal para promover a produção local.

As atividades ligadas aos serviços predominam no concelho, no entanto, a agricultura tem bastante peso, já que, além da olivicultura, o concelho é conhecido pelo cultivo das vinhas, presentes neste território há séculos, e pela produção de vinhos de qualidade.

É neste município que se situa a maior cooperativa vitivinícola nacional e líder do mercado nacional de vinhos, a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (Carmim), e o maior produtor vitivinícola privado do Alentejo, a Herdade do Esporão.

A vila medieval de Monsaraz é outro ex-libris da região, que encanta por manter as muralhas e o castelo suspensos no tempo, com vista para sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha.

A riqueza ambiental e patrimonial é outro dos pontos fortes deste concelho, reconhecido internacionalmente como um dos locais privilegiados para o estudo do período neolítico, acolhendo mais de 150 monumentos arqueológicos identificados.

Este fim de semana vá de férias: Observe as estrelas no Alqueva e descubra a região
Este fim de semana vá de férias: Observe as estrelas no Alqueva e descubra a região
Ver artigo

O Alqueva, o maior lago artificial da Europa, transformou a paisagem e levou ao crescimento do turismo. Há cada vez mais operadores e surgiram novos alojamentos. Dispõe também da primeira praia fluvial com Bandeira Azul nesta localidade.

Naquele que é um dos locais mais escuros do país, por se encontrar protegida da poluição das cidades, realiza-se anualmente a Astrofesta. Trata-se do mais antigo certame de divulgação de Astronomia realizado em Portugal. Criado em 1994, a festividade acontece no Observatório do Lago do Alqueva.

A 13 de junho celebra-se o Dia de Santo António, sendo este feriado municipal.

O município de Reguengos encontra-se subdividido em quatro freguesias: Corval; Monsaraz; Reguengos de Monsaraz e Campo e Campinho.

Tem sugestões e dicas para quem visita Reguengos de Monsaraz? Partilhe no espaço de comentários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.