Esta praia tem o que poucas outras têm: recato, tranquilidade absoluta, natureza em estado puro. No caminho, podemos observar várias atrações, desde caranguejos, peixes a garças, que pouco ou nada se importam com o movimento de barcos, gritos de crianças e pessoas de um lado para o outro.

Assim, esta praia apresenta particularidades que prometem conquistar miúdos e adultos. Deixamos cinco:

1. Andar de barco

Estacionamos o carro junto a um minúsculo ancoradouro. Mesmo em frente, um habitante local acolhe-nos no seu barco, para nos levar até uma ilha deserta de areias brancas e margens infinitas.

Praia da Fábrica: Uma das melhores praias do Algarve
créditos: Onde andam os Duarte

Podemos ter de esperar uns minutos, para ver se chega mais pessoas. O barco não tem horários (além de início e fim do dia), parte sempre que tem passageiros. O bilhete custa 1€, para crianças dos 4-10 anos custa 0.50€.

Aqui também se pode apanhar o barco para a praia de Cacela Velha.

2. A praia tem pouca gente

Tem pouca gente porque não tem infraestruturas de apoio, além do salva-vidas e de palhotas e espreguiçadeiras para alugar. Quem quer almoçar num restaurante ou café tem de voltar a atravessar o canal. Na volta, no único restaurante do ancoradouro podemos provar as conquilhas e as ostras do Parque Natural da Ria Formosa.

Praia da Fábrica: Uma das melhores praias do Algarve
créditos: Onde andam os Duarte

Outro motivo para ter pouca gente é que o estacionamento é reduzido e obriga a uma grande caminhada pela estrada de acesso, além dos carros não ficarem muito bem estacionados. A melhor hora para chegar é de manhã cedo ou na hora do almoço quando as primeiras pessoas começam a regressar para almoçar.

Veja também: Pedras Del Rei e a praia do Comboio

3. Na maré baixa faz piscinas naturais baixinhas

A água, que não costuma ser fria, aquece mais rapidamente nestes pequenos lagos.

4. A paisagem é tão bonita

Quem está no lado da praia consegue observar a vila. A praia localiza-se numa extensa península dunar, de areia fina e branca, que constitui uma barreira física contra o avanço do mar e que protege as águas calmas e pouco profundas da Ria Formosa. As dunas são cobertas por diversas espécies de plantas, que permitem a sua fixação. A paisagem é muito bela; é possível vislumbrar a Baía de Monte Gordo, a igreja e a fortaleza de Cacela Velha, as elevações da serra algarvia, bem como o Cerro de São Miguel.

Praia da Fábrica: Uma das melhores praias do Algarve
créditos: Onde andam os Duarte

5. Os aventureiros também têm lugar

Na maré vazia podemos atravessar o canal a pé. A água dá mais ou menos pelo peito na parte mais funda, as crianças ou nadam ou têm de ir às cavalitas. E é preciso alguma destreza para levar o saco fora de água.

Praia da Fábrica: Uma das melhores praias do Algarve
créditos: Onde andam os Duarte

Para nós esta, é a melhor praia do Algarve. Há praias lindíssimas por este mundo fora, mas esta fica aqui ao lado e não fica nem um grão de areia atrás de outras muito mais conhecidas e, por consequência, mais cheias de turismo. A Praia da Fábrica até já entrou para o top 15 de melhores praias do mundo pela revista espanhola Condé Nast Traveler, em 2015, lado a lado com praias famosas nas Bahamas ou na Riviera Maia.

Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram

Artigo originalmente publicado no blogue Onde andam os Duarte?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.