O Museu Cardina foi criado por um único homem que, pela sua paixão pela terra, recolheu objetos com centenas de anos e que fazem agora parte do espólio do único museu privado da ilha de Porto Santo. A maioria deles foram adquiridos por José Cardina, um investimento pessoal para preservar a memória de uma ilha inteira.

O museu foi criado à imagem dos moinhos que existiam por toda a ilha. A sua forma é octogonal, como o moinho de vento que ali existia, no chão é possível decifrar um padrão que remete para a forma das hélices, prestando assim homenagem a uma das atividades mais importantes na história de Porto Santo. A ilha era rica em cereais e chegou a ter - a funcionar em simultâneo - 40 moinhos, o que lhe valeu o título de "Celeiro da Madeira". Tudo isso está, também, documentado no museu, onde é possível ver, no piso térreo, um moinho com todos os utensílios para a preparação das farinhas. As farinhas mais finas dariam origem ao conhecido Bolo do Caco, um pão de trigo tradicional da ilha, que era feito para ser consumido ao domingo, por ser feito com as melhores farinhas. No museu é possível adquirir vinho de Porto Santo fabricado pelo próprio José Cardina.  Trata-se de um vinho de alta graduação, que chegou a ser misturado com o vinho da Madeira, para lhe dar grau, o que é motivo de orgulho para a população local.

Percorra a galeria e descubra este incrível tesouro ancestral da ilha de Porto Santo.

O museu é um verdadeiro guardião da memória da ilha e da vivência de um povo. José Cardina investiu o seu tempo, dinheiro e parte da sua vida para manter viva a história de uma ilha, a história de um povo. No museu é possível encontrar instrumentos agrícolas e peças de vários outros ofícios e do quotidiano da população ao longo dos séculos. A grande maioria foi comprado por José Cardina e algumas das peças foram doadas por amigos. Além de tudo isto, Cardina construiu diversas miniaturas de ferramentas e edifícios existentes na ilha, de forma a que toda a história de Porto Santo fique o mais preservada possível.

O verdadeiro testemunho da história de Porto Santo e das suas gentes, o Museu Cardina é um tesouro etnográfico que nos leva a viajar para outros tempos, onde o estilo de vida era muito diferente, mas a identidade era a mesma.

O SAPO Viagens viajou para Porto Santo a convite do Vila Baleira Resort. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.