Este é o mapa real de Portugal:

Mapa de Portugal Trivago
créditos: trivago

Este seria o mapa do país de acordo com as pesquisas de viagens dos portugueses:

Mapa de Portugal trivago
créditos: trivago

O Algarve é a região mais popular, com maior percentagem das pesquisas durante todo o ano (28,76%). Desta forma, o Algarve ocuparia quase um terço do território nacional. E a sua capital passaria a ser Albufeira, visto ser, com larga margem, o destino mais pesquisado na região algarvia.

A região do Alentejo, a maior de Portugal, veria o seu território amplamente reduzido, uma vez que as suas pesquisas conquistam apenas 8,76% das preferências dos portugueses. Mais reduzidas ficariam também as ilhas da Madeira e dos Açores, que representam, respetivamente, 3,20% e 2,77% das pesquisas lusas em Portugal.

Lisboa, Norte e Centro, com 20,07%, 18,47% e 17,93% das pesquisas, ocupariam áreas de território semelhantes. Figueira da Foz, passaria a ser a capital no Centro, visto ser o destino mais popular da região.

Como os portugueses veem a Europa?

O mesmo exercício foi feito com as pesquisas lusas no trivago para destinos internacionais e a verdade é que os portugueses continuam a preferir “ir para fora cá dentro”.

Portugal revela uma percentagem elevada de turismo interno: 68,89% das pesquisas dos portugueses são para destinos nacionais.

Este seria o mapa da Europa:

Mapa Europa trivago
créditos: trivago

Portugal seria o maior país da Europa. Espanha, que representa 14,53% das pesquisas, conquistaria o segundo lugar. Juntos representam mais de 80% das pesquisas dos portugueses.

França, Itália, Reino Unido e Holanda seriam os outros países em destaque neste mapa, enquanto os outros teriam uma dimensão quase inexistente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.