Há muitas tradições europeias que se destacam durante as celebrações do Natal: os mercados, os presépios, as prendas, a gastronomia e as decorações.

Neste "campeonato natalício" existem alguns países que se destacam mais do que outros e a pensar nisso a plataforma de experiências Musement elaborou um ranking que elege os países com mais espírito de Natal do velho continente.

Foi realizada uma análise às buscas médias mensais no Google de 10 termos relacionados com o Natal em 41 países diferentes. A partir daí, foi feito este mapa que mostra onde o Natal é celebrado com mais paixão.

Qual é o país da Europa com mais espírito de Natal? Veja o mapa e descubra

A Noruega lidera o ranking como o país com o maior espírito natalício da Europa. Dos 10 termos analisados para criar o ranking, o país escandinavo foi o vencedor absoluto no termo bolacha de Natal. Fazer bolachas de Natal em família é uma tradição na Noruega, onde pelo menos sete tipos diferentes devem ser preparados em casa.

A Alemanha ficou com a segunda posição geral, destacando-se nos termos mercados de Natal e calendário do Advento, tradição que se acredita que teve origem no século XIX quando as famílias alemãs pintavam com giz 24 faixas na parede para serem apagadas uma por dia até a chegada do Natal. Na Alemanha está o maior calendário do advento do mundo, especificamente na fachada da Câmara Municipal da cidade de Gengenbach.

Já com a terceira posição, está a Áustria. Infelizmente este ano a população não poderá desfrutar dos seus famosos mercados de Natal, pelo menos até 13 de dezembro, visto que o país está num novo confinamento. Porém, a esperança de receber presentes de Natal permanece intacta, por enquanto, sendo este o termo com o maior volume de pesquisa durante o período festivo.

Na Áustria, as prendas não são trazidos pelos Reis Magos, mas pelo Menino Jesus. Já na véspera de São Nicolau as crianças recebem outra visita, a de Krampus, o demónio do mal do Natal que aterroriza todos que se comportaram mal durante o ano.

Na quarta e quinta posição, estão Reino Unido e Dinamarca.

Qual é o país da Europa com mais espírito de Natal? Veja o mapa e descubra

Portugal ficou na 19° posição, destacando-se apenas no termo presépio, onde ficou com a segunda posição atrás da Itália. A pesquisa confirma que os presépios são muito valorizados em Portugal, onde até já existiu o maior presépio mecânico do mundo reconhecido pelo Guinness, o livro dos recordes, em 2004. Os presépios são considerados importantes obras de arte para a maioria da população e em várias localidades é possível encontrar diferentes rituais e tradições ligadas a este símbolo do Natal.