Águeda acolhe, no último mês de 2024 e início de 2025, a iniciativa “Águeda é Natal”, um programa recheado de atividades festivas, para miúdos e graúdos, que assinalam a data com distinção.
Distinto é, sem qualquer dúvida, a iluminação, assim como o são as obras artísticas que enfeitam e embelezam a cidade. Conhecida como a “cidade dos chapéus”, este adereço não podia faltar numa exposição de Natal aguedense. E, ainda que haja, de facto, muitos chapéus a iluminar os céus, as múltiplas estruturas iluminadas, espalhadas pelas ruas, vão muito para além dos magníficos guarda-chuvas.
A cidade recebe, no Largo 1º de Maio, o maior Pai Natal do Mundo, com cerca de 21 metros e mais de 250 mil LED’s, e também o menor Pai Natal do Mundo, tão pequeno que precisa de ser visto através de um microscópio, instalado no Posto de Turismo. A grande novidade desta edição vai para o gigante boneco de neve, que promete fazer as delícias dos visitantes.
As ruas ornamentadas e iluminadas convidam a um passeio noturno, onde em cada canto há uma obra que desafia o visitante, num convite para descobrir mais e melhor a cidade. Do coche da Cinderela às estrelas cadentes, do enorme banco de jardim às casinhas do Pai Natal, da singela árvore ao gigante de barbas, num encantamento desmesurado, em que as luzes brilham mais alto, a música natalícia ouve-se melhor e o espírito de festa viaja com o visitante, de volta a casa, ainda com um brilho nos olhos.
O evento “Águeda é Natal 2024” decorre até ao dia 12 de janeiro de 2025. O programa e o mapa turístico estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Águeda.
Comentários