O alto de uma falésia escarpada na costa vicentina, exposta à fúria do mar, dificilmente parece ser o sítio mais seguro para instalar um ninho de cegonha. A aparente contradição resultou numa fotografia vencedora para o Nuno Luís, na categoria paisagem do Wiki Loves Earth, uma competição fotográfica promovida anualmente pela Wikipédia. Pedimos-lhe que nos contasse como a tirou e a importância que tem para si partilhar algumas das suas imagens para uso livre na internet.

A fotografia foi feita na primavera, numa madrugada de lua cheia em maio. Desde há uns anos a esta parte que entre os meses de fevereiro e junho que visito recorrentemente o Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina com o intuito de retratar a cegonha-branca, uma vez que anualmente escolhem as falésias escarpadas e acidentadas da costa litoral sul para nidificar. Neste dia em concreto, estava junto ao Cabo Sardão, em Odemira, e aproveitei o ocaso da lua para iluminar a cena. São os seus últimos raios de luz que banham o ninho e toda a paisagem envolvente.

Entre ter a imagem perdida algures num disco rígido e poder partilhá-la e, ao mesmo tempo, dar a conhecer este fenómeno anual que acontece na costa alentejana, sinceramente prefiro a segunda hipótese, havendo igualmente a necessidade de cada vez mais consciencializar as pessoas para a necessidade de preservação dos espaços naturais, para que as gerações futuras possam continuar a ter o privilégio de assistir a momentos como este. Todos podemos e devemos visitar estes locais icónicos, sem nunca perder de vista o sentido da preservação e proteção dos mesmos.

Quanto ao prémio, é sempre importante ver o nosso trabalho reconhecido e quando isso acontece, e a nível internacional, o prazer é ainda maior. Dá uma motivação adicional para continuar de corpo e alma com esta paixão pela fotografia e pela beleza natural do nosso Portugal. Em 2024, pretendo continuar a fotografar a costa alentejana portuguesa e, quem sabe, daqui a uns anos, todo esse esforço veja a luz do dia sobre a forma de um projeto, porventura um livro ou uma exposição.

O Nuno Luís não é estranho ao SAPO Viagens, já partilhámos aqui fotografias suas da Serra da Estrela e do litoral alentejano. Podem ainda segui-lo no instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.