Monsaraz é uma pequena aldeia localizada na região do Alentejo, mais propriamente no distrito de Évora. Aliás, desde a cidade de Évora, Monsaraz fica apenas a 54 km, cerca de 50 minutos minutos de carro.
Um dia é a duração ideal para visitar Monsaraz. Para além de conseguirem aproveitar o que há para visitar na aldeia de Monsaraz, conseguem também dar um saltinho a outros locais perto, como a praia fluvial de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz, entre outros.
O que visitar em Monsaraz
1. Monumento de Homenagem ao Cante Alentejano
Comecem o vosso roteiro de Monsaraz ainda fora da zona muralhada junto ao simples, mas bonito monumento de homenagem ao Cante Alentejano. O cante Alentejano é um género musical oriundo do Alentejo e consiste num canto coral, de uma sonoridade sem igual. Desde 2014 que é Património Cultural Imaterial da UNESCO. Aproveitem a passagem por este monumento para ter, desde logo, uma belíssima vista sobre o lago do Alqueva.
2. Capela São João Baptista
Ainda fora do complexo muralhado, podemos também apreciar a simples e sui generis capela de São João Baptista. Também conhecida como Cuba, é dos monumentos mais antigos da aldeia. A sua origem está provavelmente relacionada com a altura em que esta região estava sob o domínio muçulmano.
3. Ermida de São Bento
Subam agora à Ermida de São Bento, que fica também às portas da aldeia de Monsaraz. Infelizmente, a Ermida encontra-se em tão mau estado que até já lá tem uma indicação de perigo de queda. No entanto, a visita à ermida não é o principal motivo para incluir este ponto neste itinerário de Monsaraz. A verdade é daqui tem-se vistas inacreditáveis sobre a aldeia e o castelo de Monsaraz e também de toda a zona verdejante envolvente. Além disso, é uma zona muitas vezes ignorada pelos turistas, pelo que irão encontrar esta zona muito menos movimentada.
4. Porta da Vila e restantes Portas da Muralha de Monsaraz
Está na hora de finalmente entrar na parte interior das muralhas de Monsaraz. Sugiro que o façam pela Porta da Vila – uma das mais principais e que nos permite contemplar imediatamente as casas caiadas. Além desta porta, existem ainda outras três que dão acesso ao interior da muralha. São elas a Porta de Évora, a Porta de Alcoba e a Porta do Buraco. De destacar que perto da Porta do Buraco encontramos a antiga cisterna da aldeia de Monsaraz.
5. Rua de Santiago
Entrando pela Porta da Vila, damos logo com a Rua de Santiago – uma das ruas principais (não que existam muitas) da aldeia. É um excelente postal de boas-vindas a Monsaraz. A rua é simplesmente amorosa com o seu chão em xisto (tal como no resto da aldeia) e casinha sim, casinha sim, pintada de branco. Logo nesta rua, encontramos alguns pequenos cafés/bares e também algumas lojas a vender artesanato típico da região. Aproveitem para espreitar algumas.
É também muito perto desta rua que descobrimos um desvio que nos leva até à pequena Igreja de Santiago, que atualmente já não serve a função de igreja, mas sim de galeria de arte. A exposição é pequena, mas a entrada é gratuita.
6. Casa da Inquisição
Percorram toda a rua de Santiago até chegar à Casa da Inquisição. Este é um dos espaços onde podemos aprender mais sobre a história da aldeia e, mais concretamente, sobre a comunidade judaica que ali existiu e foi perseguida durante a Inquisição Portuguesa. O bilhete para a Casa da Inquisição tem o valor simbólico de 1€ e dá direito a também visitar o Museu do Fresco.
7. Castelo de Monsaraz
Mais meia dúzia de passos e damos por nós a entrar na zona do castelo, onde se destaca a sua torre de menagem. Não é possível subir à torre de menagem, mas podemos subir às muralhas e ter vistas sem igual das planícies alentejanas e do lago do Alqueva. Parem e saboreiem o momento… é simplesmente inesquecível.
A entrada no castelo de Monsaraz é gratuita e é, sem dúvida, uma das melhores coisas para se fazer em Monsaraz. Para melhorar ainda mais a visita, sugiro visitar perto do pôr do sol.
8. Rua Direita
Sugiro rumar agora à principal rua da cidade – Rua Direita. Esta é também marcada pelo chão em xisto e casas brancas de lado a lado. Aqui existem ainda mais lojinhas para visitar e cafés para experimentar, mas não só. É nesta rua que se localiza a principal igreja de Monsaraz (Igreja Matriz Nossa Senhora da Lagoa), o Largo Dom Nuno Álvares Pereira ou ainda o Posto de Turismo de Monsaraz (onde é possível ficar a conhecer o interior de uma casa típica da região).
Quer saber mais sobre Monsaraz e conhecer mais sítios a visitar nos arredores? Siga para o artigo publicado no blogue A Ticket to Take Off para ter acesso a mais informações.
Comentários