Outrora conhecida como a pérola do Atlântico, haverá sempre motivos para assim manter a sua designação. Entre miradouros, jardins e diversos picos com elevada altitude, a Madeira é o destino ideal para umas férias em família ou uma escapadela a dois.
Conheça aqui as nossas sugestões imperdíveis. E reserve já a sua viagem para o Funchal.
Jardim Botânico da Madeira
É um pequeno paraíso com o extra de ter uma vista de tirar o fôlego. São mais de duas mil plantas exóticas oriundas de todo o mundo, numa área com mais de 35 mil metros quadrados. Passear entre as orquídeas, os arbustos ornamentais e os miradouros do parque irá dar-lhe uma sensação de leveza e paz.
Porto Moniz
Localizado na costa norte da ilha, é conhecido pelas piscinas naturais. O mar entra naturalmente pelas piscinas de água salgada compostas por rochas vulcânicas. A paisagem é de tirar a respiração e o espaço com mais de três mil e 800 metros quadrados inclui ainda piscinas para crianças. Um pequeno paraíso na terra.
Monte
Imperdível. É assim que se poderá classificar uma das principais atrações da ilha: descer a encosta nos conhecidos ‘carros de cesto’. Produzidos artesanalmente, com vimes e madeira, estes carros levam duas pessoas por uma viagem completamente diferente. Controlados por dois carreiros durante cerca de dois quilómetros proporcionam momentos de pura emoção.
Cabo Girão
Localizado em Câmara de Lobos, é o cabo mais alto da Europa, com 580 metros de altura. O miradouro promete uma vista de prender a respiração – até porque a plataforma suspensa em vidro não é para todos os corações. Dali avistam-se as falésias, o Funchal e Câmara de Lobos. É muito utilizado para saltos em parapente.
Curral das Freiras
Assim conhecido desde 1497, altura em que os terrenos aqui situados passaram a ser explorados pelas freiras do convento de Santa Clara, é um dos locais a não perder pela sua localização. Situado na profundeza de um vale e rodeado de montanhas, é, sem dúvida, um cenário deslumbrante. Para os mais aventureiros há diversos percursos pedestres, que oferecem um magnífico contacto com a natureza.
Pico Areeiro
Ideal para caminhadas, em dias de céu limpo é um dos locais mais bonitos da ilha. Localizado a 1818 metros de altitude, permite uma vista panorâmica sobre o maciço central. A partir daqui poderá caminhar até ao local mais alto da ilha, o Pico Ruivo, com 1862 metros de altitude.
Santana
As famosas e tradicionais casas de Santana são um dos principais cartões de visita da cidade. A arquitetura particular do teto coberto de colmo manteve-se durante anos, devido ao isolamento do concelho. Em 2011, Santana recebeu a distinção “Reserva da Biosfera” pela UNESCO. Poderá conhecê-la através dos percursos pedestres da Vereda Pico Ruivo, Levada do Rei e Levada do Caldeirão Verde.
Comentários