Dizem que levantar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. Talvez possamos adaptar para “Levanta-te cedo e cedo vais erguer, para Lousada conhecer”. Não venhas com muita bagagem, mas com o essencial: uma mochila carregada de sonhos, a dose certa de vontade e uma máquina fotográfica para captar as paisagens e trilhos que vais conhecer.
Num concelho beneficiado pela Natureza, não faltam opções a explorar nesta paragem do teu gap year. O Parque da Torre de Vilar pode ser o início da tua viagem por terras lousadenses. Trata-se de um espaço de lazer com uma área de cerca de 5,5 hectares e que integra a Rota do Românico do Sousa e Tâmega. Aproveita para te conectares com a Natureza e juntar o útil ao agradável, continuando a visita no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, onde estão inseridos uma área de esplanadas, Espaço Internet e Posto de Turismo e equipamentos infantis e geriátricos. Um local ideal para todas as idades e onde podes conhecer melhor o território.
Está na altura da máquina fotográfica ver magia a acontecer e de teres “força nas canetas” para explorar os Caminhos do Românico. Há duas opções e vais encontrar sabedoria, séculos de história e património que não conseguirás esquecer, seja em que altura for. E se fores fã do pedestrianismo (prática de caminhadas), avança para a Ecopista e faz uso do projeto “Lousada de lés a lés”.
As caminhadas matinais são sempre importantes, mas vai chegar a altura do almoço e de descobrires as delícias associadas às Rotas Gourmet. Será que já estás com apetite? A Rota I junta o tradicional e oferece verdadeiros petiscos repletos de história e tradição. A Rota II mostrar-te-á verdadeiras especialidades gastronómicas, acompanhadas de magníficos jardins de casas senhoriais. Já a Rota III, apresenta-te o charme de Lousada, juntando as paisagens naturais como o brinde certo. E, para isto, só tens de agendar a tua visita, que pode ser realizada todos os dias, de forma individual ou em grupo, com dois dias de antecedência, através do Posto de Turismo ou com inscrição no local que pretendes visitar. Aos sábados, o Município disponibiliza um autocarro para visitas de grupo, com o mínimo de 20 pessoas.
Barriga cheia, alma satisfeita. Olhos bem abertos para ver, na primeira pessoa, os locais que fazem de Lousada um verdadeiro postal para os que a visitam. A Alameda dos Sonhos é o local onde se realizam os concertos das festas, mas lá porque a COVID-19 continua por aqui, não deixes de explorar este local. E se já falamos nos Caminhos Românicos temos que, obrigatoriamente, falar do Centro de Interpretação do Românico (CIR). O CIR é o cenário perfeito para descobrires a Rota do Românico e o seu território, não esquecendo a arte e o simbolismo que marcaram Portugal e a Europa ao longo de vários séculos da Idade Média. A Rota do Românico reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, estando distribuídos por 12 municípios do Vale do Sousa e Douro e Tâmega.
E no centro da Vila de Lousada existe a Capela do Senhor dos Aflitos, a representação ideal de beleza e história, acompanhada, logo de seguida, pela Capela da N. S. do Loreto. Por falar em religião, as pessoas de Lousada são devotas à Nossa Senhora da Aparecida, onde, todos os anos (salvo exceção devido à pandemia que atravessamos), sai o maior andor do mundo, registado no Livro dos Recordes do Guinness, com 22,52 metros de altura e 1,5 toneladas de peso.
Neste concelho a arte também está muito presente e isso pode ser visualizado nas ruas do centro da vila. Assim deixamos-te o convite para dares uma “espreitadela” no Museu Vivo Engenho do Linho, localizado no moinho de Casais, onde podes ficar a conhecer o ciclo de produção do linho.
Sendo um dos municípios mais jovens do país, isto pode ser interessante para a tua paragem - O Espaço Arte, Juventude e Europa (AJE) pretende promover o convívio social, conhecimento e lazer, destinado, em particular, aos mais jovens e as suas associações, sendo que todas as instalações e serviços estão à disposição da população em geral. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Conhece o espaço, as associações e aproveita para escolher um projeto onde possas realizar voluntariado. E, se visitares Lousada em finais de junho, podes, ainda, divertir-te no Festival da Juventude - Vila.
Lousada é um mundo de opções e riqueza de soluções. O caminho será sempre feito de ti, mas não depende só de ti. Receberás sorrisos, Natureza em abundância e pessoas de confiança. A decisão é tua, mas Lousada espera por ti!
Texto por: Sofia Soares
Fotografias por: Renata Maia
Comentários