E o que faz um baloiço gigante, construído em madeira, a 1200 metros de altitude? O projecto faz parte de uma iniciativa intitulada “Isto é Lousã”, pensada por um grupo de jovens, que têm como objectivo mostrar o melhor que a região da Lousã tem para oferecer.

Rapidamente esta atracção tornou-se num ponto favorito para os turistas que buscam a “fotografia perfeita”. Mas desengane-se se pensa que as pessoas fazem quilómetros apenas por uma fotografia. Inicialmente até pode ser essa a ideia, mas apenas quem baloiça o seu corpo ali, percebe a sua verdadeira essência.

Já conhece o baloiço mais famoso de Portugal? Fica no ponto mais alto da serra da Lousã
créditos: Viver o Mundo
Já conhece o baloiço mais famoso de Portugal? Fica no ponto mais alto da serra da Lousã
créditos: Viver o Mundo

 Como chegar ao Baloiço do Trevim

O Alto de Trevim, é o ponto mais alto da Serra da Lousã, com mais de 1200 metros. Pode subir a serra a partir da Lousã ou de Castanheira de Pêra, sendo que em ambos os trajectos pode contar com subidas acentuadas e inúmeras curvas e contra-curvas. Com calma, é possível deslumbrar a vista magnífica e com sorte ainda ver alguns animais selvagens, como coelhos, raposas, javalis ou até mesmo veados. Por isso mesmo, circule com precaução.

A viagem faz-se praticamente toda rodeada por uma extensa vegetação. No entanto, começam a surgir os primeiros parques eólicos, que nos sugerem que estamos a escassos quilómetros do Trevim.

A estrada, que está bem sinalizada, dá-nos conta de uma mudança de direcção até ao Alto do Trevim.

O baloiço é facilmente visível, ainda assim pode tomar como ponto de referência as eólicas que se situam do outro lado da estrada.

Já conhece o baloiço mais famoso de Portugal? Fica no ponto mais alto da serra da Lousã
Chegada ao baloiço tem como referência as eólicas créditos: Viver o Mundo

Projecto "Isto é Lousã"

Este projecto tem como principal objectivo mostrar o melhor que a região da Lousã tem para oferecer. Para além de outras instalações, o que suscita mais curiosidade é, sem dúvida, o Baloiço do Trevim. Ainda assim, tive a oportunidade de visitar um outro baloiço incluído neste projecto e que não fica nada aquém das expectativas.

Trata-se de um baloiço sobre a água nas piscinas da Nossa Senhora da Piedade, nos Burgos. Aqui não se baloiça nas montanhas, mas sim em cima de água, sendo também uma experiência incrível.

A Serra da Lousã possui muitos mais encantos para além do Baloiço do Trevim e ir visitá-los pode garantir um fim-de-semana diferente e especial.

Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram

Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo

*Artigo atualizado a 9-06-2020

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.