Viajar ajudou a aliviar o stress do quotidiano dos portugueses de acordo com um estudo que sondou recentemente 400 pessoas sobre as suas experiências de viagem em 2024 e expetativas para o próximo ano. 63% dos inquiridos diz que ficar a conhecer outros lugares reduziu os seus níveis de stress consideravelmente, contribuindo para um maior bem-estar.
Os dados foram divulgados pela Preply, uma plataforma que, para compreender as experiências turísticas da população ao longo de 2024, pediu a inquiridos de Norte a Sul que partilhassem o balanço das suas viagens desde janeiro, bem como as expectativas para o ano seguinte enquanto turistas.
A maioria dos que responderam enfatizou que o objectivo nos próximos meses será conhecer mais destinos de natureza e ambientes culturais — as preferências vão para cidades históricas (55,6%), praias (55,4%) e espaços naturais e de aventura (37%).
O estudo também analisou o impacto dos passeios feitos em 2024 na vida dos viajantes. Entre a maioria dos inquiridos pela plataforma — 8 em cada 10 declararam ter viajado pelo menos uma vez durante o ano, geralmente por lazer (89%) —, a sensação é a de fechar um novo ciclo com mais leveza: para 62,9% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos doze meses reduziu os seus níveis de stress consideravelmente.
O estudo procurou ainda determinar quais foram os destinos que mais se destacaram nas viagens dos inquiridos este ano. Os três destinos nacionais que mais excederam as suas expectativas foram o Porto (13,4%), Aveiro (11%) e Braga (10,7%) — distritos que, seja pelo custo-benefício, acolhimento da população local ou experiências fora do comum, revelaram-se muito melhores do que o esperado.
Por dentro dos planos para o próximo ano
84,5% dos inquiridos partilharam ter a meta principal de viajar para outros países em 2025, ao passo que 47% expressou o objectivo de visitar novos lugares dentro de Portugal.
Independentemente do destino escolhido, tanto o tipo de viagem quanto sua finalidade parecem aproximar os mais diversos viajantes: para o ano que vem, a maioria dos inquiridos espera embarcar rumo a praias paradisíacas (55,4%), cidades históricas (55,6%) e destinos de natureza e aventura (37%).
De acordo com os autores do estudo, o inquérito foi realizado nas últimas semanas e envolveu a entrevista de 400 portugueses residentes em todas as regiões do país. Ao todo, os inquiridos responderam a um total de 10 perguntas, que exploraram as suas experiências turísticas ao longo de 2024, os destinos mais surpreendentes do ano e o planeamento para visitar novos lugares nos próximos doze meses.
Comentários