Além da observação de aves há também a possibilidade de vermos golfinhos, fazermos caminhadas, passeios de barco, cursos de fotografia, ou participar pela primeira vez na identificação de flora comestível medicinal.

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

André Pinheiro pertence à Almargem  uma das entidades promotoras do Festival Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres refere que esta edição tem “mais workshops do que o habitual para observação de aves, nomeadamente rapinas e passeriformes.”

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

Outra prioridade, são iniciativas para pessoas que se estão a iniciar na observação de aves e neste tipo de contacto com a natureza.

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

O Festival Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres é feito em parceria com a SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e o município de Vila do Bispo. Já vão na 12ª edição, sempre na região de Sagres e mais ou menos nesta altura.

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

Coincide com a migração para Sul de milhares de aves que fazem uma pausa antes da travessia do Mediterrâneo. “Há sempre dois grandes períodos de migração. Na primavera e no outono. No outono é mais concentrado e Sagres acaba por ser um ponto de excelência por várias razões. Uma tem a ver com questões geográficas. É mais propenso para que as aves fiquem naquela zona um pouco mais tempo, o que torna a observação mais fácil.

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

Também o cansaço de alguns juvenis faz com que parem na zona de Sagres e só depois é que encontram o caminho para Gibraltar. As mais pequenas ficam por ali e depois vão diretamente para Marrocos. Depois há a riqueza de habitats em Sagres, por ser uma região tranquila em comparação com outras regiões da Península Ibérica. Tudo isso faz com que seja uma área excelente para observação de aves durante todo o ano” e em particular no inicio de Outubro.

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

Há uma forte possibilidade de vermos várias espécies de aves de rapina como por exemplo águias, britangos e grifos. Quem não tenha possibilidade de participar nas atividades de observação do Festival pode aproveitar algumas oportunidades nos próximos dias e André Pinheiro refere alguns dos melhores pontos de observação.

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

Como já foi referido o festival foi desenhado para famílias e uma das marcas é a fidelização. Muitas regressam nas edições seguintes e poderia haver mais gente. Muitas vezes é por desconhecimento, outras “pensam que vão pagar ou desconhecem que é muito diversificado. Estamos a falar de um evento com mais de 200 atividades e mais de metade são gratuitas e temos para todos os gostos.”

O programa conta este ano com atividades em sala, mas muitas iniciativas são ao ar livre.
Aqui pode ver o programa

Aves em Sagres
créditos: andarilho.pt

Festival Observação de Aves em Sagres para toda a família faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.