Viajantes inveterados, Tânia e Fernando já conheceram mais de 30 países juntos e a pandemia não travou o desejo de continuar a explorar o mundo, agora na companhia do pequeno Tomás, o filho de onze meses.

A última grande viagem foi durante quatro meses pela Ásia, em 2019, quando o casal tomou a decisão de “largar tudo” e viajar. A ideia inicial era ficar em viagem por dois anos, mas, por motivos familiares, tiveram de regressar antes do tempo. Ainda assim, foi uma viagem que descrevem como “a aventura das nossas vidas”. “Uma experiência única, que nos permitiu ver o mundo e a vida de outra forma”.

Se para muitos viajantes 2020 foi um ano para esquecer, devido à suspensão quase total das viagens por causa da pandemia, para Tânia e Fernando foi um ano de celebração da chegada do primeiro filho, Tomás.

Neste momento, estão a realizar a primeira viagem com Tomás, a bordo do mais recente “membro” da família, a autocaravana Tartaruga. Já tinham experimentado viajar com autocaravanas alugadas e decidiram comprar uma no final do ano passado, que também está disponível para alugar. Partiram de Sintra a 16 de abril e devem finalizar a volta dentro de uma semana.

Mais de 3 mil quilómetros entre aldeias, passadiços e lugares vazios

Na conta de Instagram Viaje Connosco, onde partilham as suas aventuras desde 2017, estão a mostrar a viagem em detalhe, até para provar que é possível continuar a viajar de autocaravana de forma gratuita, apesar da recente alteração ao código da estrada que proíbe a pernoita em lugares que não sejam específicos para estes veículos.

“Quando saiu a lei, foi um pânico generalizado nas redes sociais. Tivemos de comprovar por nós como é que estava a situação, se era assim tão mal como diziam”, explica Fernando. “Os espaços que temos verificado nesta altura estão vazios, mas na época alta podem não ser suficientes”, reconhece. “Devia existir mais aposta nestas infraestruturas a pensar na época alta”.

A família opta por passar as noites em áreas de serviço gratuitas para autocaravanas que podem ser encontradas através de aplicações como a Park4night ou Caramaps, além de recomendar os serviços da Portugal Easy Camp e da Home Camper.

Durante o dia, é a altura de voltar à estrada e explorar recantos de Portugal menos conhecidos e que, nesta fase, estão esvaziados de turistas. “Não temos visto turistas e não temos encontrado muita gente”.

Miradouro do Ujo
Miradouro do Ujo créditos: Viaje Connosco

Buracas do Casmilo, Águas Radium, Fisgas do Ermelo, Castelo de Ródão, Miradouro do Ujo, Miradouro do Espírito Santo, Serra da Freita, Mata do Buçaco e Amarante são alguns dos lugares em destaque nesta volta a Portugal.

Sítios que podem integrar os roteiros para as próximas férias, uma vez que as viagens internas continuam em alta. “Muitas pessoas têm nos mandado mensagens surpreendidas com os lugares que estamos a mostrar”.

Siga aqui as aventuras da família Neves no Instagram Viaje Connosco

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.