É um dos grandes centros financeiros da Europa, mas também uma cidade tão cosmopolita quanto acolhedora. Pequenos bairros com esplanadas, parques, jardins e museus fazem de Frankfurt um dos melhores destinos para visitar em família. E a quadra natalícia é a época ideal para uma escapadinha.
Mercado de Natal
Seja pela dimensão seja pelo número de visitantes, este é um dos mercados de Natal mais importantes da Alemanha. Aberto entre 21 de novembro e 22 de dezembro, tem tudo para agradar aos fãs da quadra, começando pelas tradicionais barraquinhas recheadas de sugestões de presentes aos afamados concertos do Advento, passando pelo tradicional badalar dos sinos da igreja de Frankfurt e a indispensável visita do Pai Natal.
A primeira referência ao mercado remonta a 1393, mas um dos momentos mais marcantes aconteceu em 1498: o casamento do landegrave Wilhelm de Hesse com a filha do príncipe de Palatinado. As crónicas referem uma magnífica comitiva a cavalo que acompanhou o príncipe até à cerimónia em Frankfurt am Main. É claro que na altura o mercado não tinha ainda um dos seus ex-libris: a árvore de Natal, que só surgiria no início do século XIX. De início, as árvores eram vendidas por comerciantes privilegiados no Römerhalle, mas com o tempo passaram a estar disponíveis em frente à câmara municipal, onde hoje se encontra a árvore simbólica.
O mercado é também famoso pelos brinquedos e doçaria. Durante muitos anos, os presentes mais desejados pelas crianças foram o cavalo de baloiço e o cavalo de pai, com o local a ser procurado no final do século XIX por muitos pais de Frankfurt para estas importantes compras natalícias. Já em meados do século XX, surge o costume dos Pais Natais Gigantes, que mais não são do que figuras de gengibre que chegam aos dois metros de altura. Johann Wolfgang von Goethe não provou estes doces, mas esteve entre os apreciadores do mercado e de outras guloseimas. Diz a história que durante a sua estada em Weimar, o poeta recebia da mãe encomendas bem açucaradas.
Cruzeiro pelo rio Main
Fazer um passeio de barco pelo rio que banha a cidade é uma excelente forma de conhecer Frankfurt durante o Natal. Coloque a câmara e o espírito da quadra a postos e prepare-se para imortalizar esta atmosfera única. O ideal será escolher um dos cruzeiros de final de tarde, que permitem ainda apanhar o pôr do sol e depois a cidade já iluminada. Durante os meses de inverno destacam-se duas rotas: a Griesheim, que atravessa as zonas mais urbanas em direção à parte ocidental e a Gerbermühle, que engloba a área financeira.
Bethmannpark
Frankfurt convida-o a visitar este pequeno oásis de paz e tranquilidade separado da azáfama urbana por altos muros. Em tempos propriedade da família Bethmmann, o parque tem como principal atração o jardim chinês totalmente disposto conforme as regras do feng-shui. A lagoa e as pontes são encantadoras, mas é mesmo a imponente entrada, ladeada por dragões, que faz as delícias dos fotógrafos.
Paulskirche
É um dos templos mais famosos da cidade devido à sua arquitetura deslumbrante e peso histórico e simbólico. Construída entre 1789 e 1833, a Igreja de São Paulo foi totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Na sua origem, um templo protestante, foi também o berço do parlamento alemão. Atualmente é palco de várias exposições, concertos de música clássica e outros eventos.
A pensar numas férias de Natal? Pare de pensar e passe à prática. Reserve já o seu voo para Frankfurt e deixe-se levar pela magia da quadra na muito natalícia cidade alemã.
Comentários