Málaga conta com mais de 300 dias de sol por ano, verões quentes e os invernos mais amenos da Europa. É, sem dúvida, o destino ideal para férias durante todo o ano. Apesar de ser a sexta maior cidade de Espanha, o ambiente é tranquilo e transmite a sensação de cidade pequena e acolhedora.

Málaga oferece muito em termos de arte, cultura e beleza. O equilíbrio entre o antigo e o moderno foi certamente aqui encontrado. Os bares e mercados de comida ficam ao lado de catedrais góticas e ruínas romanas, enquanto os rooftops oferecem vistas para um castelo do século XI de um lado e para um calçadão moderno do outro.

Se está à procura do destino para as suas próximas férias ou para uma escapadela de fim de semana, aproveite os bilhetes para Málaga da TAP e parta à descoberta da capital da Costa del Sol.

Para o ajudar na sua primeira visita, estas são as dez coisas que não pode mesmo deixar de fazer.

Passeie pela cidade velha

Málaga é uma cidade de bonitos cafés, praças históricas e arquitetura impressionante. Sendo um antigo reduto de Picasso, há uma tendência criativa pela cidade. Enormes murais, pisos de mosaico e arte de rua chamativa nas zonas antigas. Não deixe de passear pela Larios - uma das ruas mais caras de Espanha, muitas vezes comparada com a 5th Avenue de Nova Iorque e os Champs-Elysées em Paris.

Málaga

Visite os mercados de comida

A comida em Málaga é de primeira qualidade e a melhor maneira de conhecê-la é visitando um dos mercados da cidade. O Mercado Central de Atarazanas, num belo edifício histórico, é dos mais movimentos. É difícil não ficar impressionado com o enorme arco existente na fachada. O edifício funde a arquitectura mourisca do século XIV com o design industrial do século XIX. Uma vez lá dentro, a característica mais atraente é o seu enorme vitral. As barracas interiores oferecem tudo, desde queijo e carnes a peixe fresco, frutas e legumes coloridos, assim como centenas de variedades de azeitonas.

Por outro lado o Mercado Merced é um espaço gourmet que oferece deliciosos tapas e bebidas alcoólicas num ambiente mais sofisticado. Do famoso peixe frito de Málaga a croquetes, cerveja artesanal e até sushi, é um lugar divertido para passar uma noite com os amigos.

Málaga

Centro Pompidou

A estrutura do cubo colorido fica acima do solo, mas a maior parte da arte moderna do Centro Pompidou é exibida na galeria subterrânea. De Picasso e Francis Bacon a dinâmicas apresentações ao vivo e exposições de visitantes, este é o tipo de galeria onde não precisa ser um conhecedor de arte para realmente aproveitar a sua visita!

Málaga

Caminhe ao longo do Muelle Uno

Málaga tem um porto movimentado. Esta área conhecida como Quay 1 foi completamente transformada numa zona de lojas e restaurantes. Há cerca de 30 lojas, restaurantes, bares e geladarias. Existe ainda o Zoco  um mercado mensal onde se vende de tudo, desde artesanato e jóias até deliciosos alimentos orgânicos.

Málaga

Vista do terraço

Ao caminhar pelas ruas de Málaga ficará surpreendido com os belos edifícios históricos situados lado a lado. Há tantos detalhes em cada um deles, além de muita arte para se apreciar também. Mas dirija-se a um dos edifícios mais altos da cidade para ter uma visão completamente diferente da cidade. Para a melhor vista, dirija-se ao telhado do AC Hotel Málaga Palacio, onde pode desfrutar do panorama enquanto toma um cocktail à beira da piscina.

Málaga

Excursão gastronómica

Há passeios gastronómicos em Málaga organizados pela espanhola Food Sherpas, que proporcionam aos turistas uma excelente introdução à cidade, com visitas ao mercado e aos restaurantes mais interessantes. Os guias partilham bastantes informações e, após o passeio, certamente terá um grande conhecimento não apenas da culinária de Málaga, mas também da história e cultura que a moldaram.

Málaga

Roda gigante

Aos 70 metros de altura as vistas da roda de Málaga são espetaculares. Em comparação com o London Eye, esta roda é mais pequena, mas do seu topo é possível ver 30 quilómetros da cidade. Uma perspetiva diferente que deverá ter em conta. A roda oferece 42 cabinas com espaço para 8 pessoas.

Málaga

Absorva a história

Málaga tem sido descrita como uma das cidades mais antigas do mundo, com mais de 3000 anos de história. Em 7 A.C., os Fenícios fundaram um centro comercial chamado Malaca. Os Romanos passaram algum tempo nesta cidade, além de não podermos esquecer os Árabes que governaram durante oito séculos e deixaram a sua marca arquitetónica. Para os amantes da história, há realmente muito para ver. Desde os incríveis vestígios do Anfiteatro Romano do século I até a imponente Igreja de Santiago, passando pelo local de nascimento de Picasso na Plaza de la Merced e o deslumbrante Castillo de Gibralfaro do século X com vista para a cidade.

Málaga
créditos: www.espaciosyluz.com

Vá à praia

Há muitos turistas que saem de Málaga para as praias de Nerja ou Marbella, desconhecendo as praias encantadoras perto do centro a cidade  15 dentro dos limites, para ser exato. A Playa de la Malagueta é uma das mais próximas, repleta de lojas e restaurantes especializados em frutos do mar frescos. Logo depois, a Playa de la Caleta é uma das mais populares entre os habitantes locais.

Málaga

Aproveite o pôr do sol

Após um dia atarefado a explorar a cidade não perca um dos famosos pôr do sol de Málaga. Quando o sol desaparece sobre a água é hora do outro lado da cidade se revelar. Locais e turistas reúnem-se em bares nas ruas antigas, desfrutando dos vinhos locais, tapas e de muita diversão.

Málaga
Málaga desde 51€