Esta cidade norte-americana tem uma beleza que cativa desde o primeiro momento e uma cultura de mente aberta que surpreende e conquista quem a visita. Deixe-se conquistar e reserve já a sua viagem a São Francisco.

Mas antes veja aqui a nossa sugestão de roteiro para uma estadia inesquecível e com um toque de romantismo.

PONTE GOLDEN GATE E CAIS 39

Comece pela Ponte Golden Gate — o cartão-postal de São Francisco, e talvez a sua principal atração.
Uma caminhada bem longa, mas extremamente agradável, pode levá-lo da marina até este marco histórico.

Parta de Fort Mason e no caminho pare na Praia de Crissy Field — um dos lugares mais bonitos para fotografar a ponte e namorar, claro.

São Francisco
São Francisco créditos: The Travellight World

De regresso pare no Cais 39 (Pier 39) e visite as colónias de leões marinhos que ali fixaram residência no início de 1990, após o terremoto de Loma Prieta.
Atraídos por uma oferta abundante de comida e um ambiente protegido de predadores, estes fascinantes mamíferos marinhos chegaram ao cais e nunca mais partiram.

Mas os leões marinhos não são a única atração do Cais 39. Este lugar é muito movimentado e está sempre cheio de gente. Tem restaurantes, lojas e uma pequena feira de diversões. Está localizado na região de Fisherman's Wharf, uma das mais famosas de San Francisco, bem próximo de North Beach e Chinatown, outras áreas que merecem uma visita.

CHINATOWN

A Chinatown de São Francisco é a mais antiga da América do Norte, abrange 24 quarteirões e é fácil passar um dia inteiro aqui explorando as ruas e vielas, percorrendo as lojas e apreciando a autêntica comida chinesa.
A entrada oficial é feita por um Dragon Gate (Portão do Dragão), decorado com peixes koi, dragões e dois leões de pedra.

Os principais restaurantes e lojas do bairro podem ser encontrados na Grant Avenue, a rua principal de Chinatown.
É comum ver ervanárias que oferecem a moradores e visitantes uma variedade infinita de ervas medicinais.

São Francisco
São Francisco créditos: PxHere

A Igreja Velha de Santa Maria (Old St Mary's Cathedral) é outro destaque do bairro. Construída em 1853, foi o único edifício que sobreviveu ao incêndio que destruiu Chinatown após o terremoto de 1906. Foi cuidadosamente restaurada e hoje atrai muitos turistas.

ALCATRAZ

Nenhuma viagem a São Francisco fica completa sem uma visita a Alcatraz.

A famosa ilha prisão, que albergou criminosos perigosos como Al Capone, é uma autentica cápsula do tempo. Parece que nada mudou desde que a prisão fechou as suas portas em 1963.
O edifício vazio é um espaço sombrio e frio, mas a vista da cidade a partir da ilha é maravilhosa.

São Francisco
São Francisco créditos: The Travellight World

ELÉTRICOS

A melhor maneira (e a mais típica) de se deslocar em São Francisco é de elétrico. O percurso de Russian Hill até ao Fisherman’s Wharf é agradável e um pouco mais confortável, porque tem menos gente do que se apanhar o transporte em Powell and Market ou no próprio Fisherman’s Wharf.

Os elétricos são uma grande ajuda para percorrer as ruas íngremes e sinuosas que Steve McQueen imortalizou na alucinante e vertiginosa perseguição automóvel do filme "Bullit". A rua que aparece no filme — a Lombard Street — é atualmente muito visitada por turistas. Tem oito curvas fechadas e uma inclinação de tirar o fôlego até aos mais fisicamente aptos.

São Francisco
São Francisco créditos: PxHere

ARQUITETURA E ARTES

A arquitetura também merece destaque. Cada bairro têm um encanto distinto.
No Alamo Square, por exemplo, encontramos as “Painted Ladies”, um conjunto de casas coloridas em estilo Vitoriano construídas no século XIX que sobreviveram até aos dias de hoje.
É um ponto muito visitado e fotografado de São Francisco, talvez porque já apareceram em mais de 70 longas-metragens e outras tantas séries de televisão.

São Francisco tem uma incrível oferta cultural. Do excelente Museu de Arte Moderna ao igualmente impressionante Museu De Young, passando pela Ópera e Ballet, há muito para ver e assistir.

HAIGHT-ASHBURY

O bairro de Haight-Ashbury, recorda-nos o lado mais romântico da cidade. Um tour nesta área leva-nos de volta aos anos 60, ao Flower Power e à cultura hippie de São Francisco, ajudando-nos a descobrir todos os principais artistas e músicos que contribuíram para o movimento da paz e amor.