Todos os anos, a tradição repete-se, causando arrepios aos que sofrem de ofidiofobia (medo de cobras). No início do mês de maio, a cidade de Cocullo organiza uma festa (Festa dei Serpari) em honra a San Domenico, que ficou conhecido por curar picadas de serpentes venenosas.

Esta é uma festa muito antiga que remonta ao início do cristianismo e ao fim das tradições pagãs do império romano. Antes, durante os rituais pagãos na região, o povo Marsi era conhecido pela habilidade de encantar serpentes. Na primavera, era oferecido um tributo a antiga deusa pagã Angitia. Com o cristianismo, a tradição passou a estar ligada a San Domenico, um abade beneditino a quem foram atribuídos milagres relacionados com ataques de animais selvagens.

A procissão realiza-se, desde 2012, no dia 1 de maio. Percorra a galeria de fotos e veja as imagens da Festa dei Serpari.

As serpentes usadas em cima do santo não são venenosas e são apanhadas nos campos e florestas da região pelos Serpari, especialistas em serpentes, que depois da procissão voltam a libertar os animais no seu habitat natural.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.