San Gimignano, Toscana

Conhecida pelas suas torres, esta cidade é muito procurada por quem percorre a Toscana. Durante a Idade Média, foram construídas 72 torres-casas pelos nobres, hoje permanecem 14, bem como a atmosfera medieval.

Cervo, Liguria

Com vista para Riviera Italiana, em Liguria, esta pequena cidade começou a desenvolver-se na Idade Média. A igreja barroca de São João Baptista sobressai-se entre o casario colorido.

Urbino, Marche

O centro histórico amuralhado é Património Mundial da Unesco. As suas origens remontam ao século VI mas foi durante o Renascimento que Urbino floresceu. Está localizada na região de Marche.

Todi, Umbria

Diz a mitologia que esta cidade na região de Umbria foi construída por Hércules. A história diz-nos que Todi foi fundada pelo povo Umbri nos séculos VII e VIII a.C. Hoje, é possível visitar os monumentos medievais deste lugar incrível.

Civita di Bagnoregio, Lazio

Situada na província de Viterbo, centro de Itália, esta aldeia esteve isolada durante anos mas agora é uma atração turística, sendo, até, possível alugar um de seus palácios no Airbnb. Esta aldeia foi fundada no século VII.

Pitigliano, Toscana

Fica na Toscana e faz parte das Aldeias mais belas de Itália (I Borghi più Belli d'Italia), uma associação que promove e protege as pequenas aldeias italianas com interesse histórico. Pitigliano é habitada desde o século X. Ficou conhecida como "pequena Jerusalém" por causa da presença de judeus.

Ostuni, Apulia

Esta cidade na região de Apulia é conhecida pelo casario branco. Ostuni faz parte de uma região habitada desde a Idade da Pedra e guarda séculos de história. A cidadela medieval é a principal atração desta cidade costeira que recebe milhares de turistas no verão.

Barga, Toscana

Foi um feudo no século IX entre as montanhas dos Alpes Apuan. Desenvolveu-se como uma cidade importante nas rotas comerciais, tendo sido disputada por Lucca e Pisa ao longo de séculos.

Spello, Umbria

Da parte mais alta desta cidade, tem-se ótimas vistas para as planícies de Umbria. Spello foi habitada pelo povo Umbri e tornou-se uma colónia romana no século I a.C. A cidade medieval, construída em pedra, continua de pé e tem vários edifícios dos séculos XI e XII que podem ser visitados.

Roccascalegna, Abruzzo

O castelo medieval, encaixado na rocha, salta à vista na paisagem desta vila da região de Abruzzo. Se for visitar esta pequena vila, vai encontrar também uma igreja e uma abadia.

Orvieto
Orvieto créditos: Pixabay

Orvieto, Umbria

Construída em cima de uma colina de rocha vulcânica tuff, esta cidade guarda um incrível sistema de túneis subterrâneos. Situada da região de Umbria, Orvieto foi fundada pelos etruscos e teve sempre uma localização estratégica por estar em cima de uma colina.

Colle di Val D'Elsa, Toscana

Na Toscana, o nome desta cidade significa "colina do vale do Elsa", em que Elsa é o rio que passa por ali. Foi fundada no século IX e o centro medieval está bem preservado.

Erice, Sicília

Com vista para o mar da ilha da Sicília, esta cidade foi fundada pelos fenícios, destruída durante as Guerra Púnicas, ocupada pelos árabes, até ser conquistada pelos normandos no século XI.

Gubbio, Umbria

Mais um lugar com séculos de história na região de Umbria. Os primeiros habitantes destas colinas existiram na Idade do Bronze. Gubbio foi conquistada por Roma e ganhou poder na Idade Média. Os edifícios do século XIV e XV estão em maioria no centro histórico.

Sorano, Toscana

Esta cidade repousa em cima de uma colina de rocha vulcânica tuff na região da Toscana. Foi fundada pelos etruscos e desapareceu durante o Império Romano. Voltou a ser conhecida no século VIII por ter um dos feudos mais importantes da região. Hoje, o centro histórico medieval conquista ao primeiro olhar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.