Parece uma amostra daquele que será o paraíso no céu mas é uma planície de sal, a maior do nosso mundo por ter mais de 4050 metros quadrados.

O Salar de Uyuni encontra-se no Altiplano e resulta da evaporação da água de lagos pré-históricos. É que com a formação da Cordilheira dos Andes, que resultou de um choque ocorrido ente duas placas tectónicas há milhões de anos, os lagos passaram a estar rodeados por montanhas e deixaram de ter onde escoar a água.

De acordo com os cientistas, primeiro existia um lago enorme (entre 30 a 42 mil anos atrás), a quem chamaram lago Michin. Este lago terá dado lugar ao Tauca (ente 13 e 26 mil anos a.C), que teria até 140 metros de profundidade. Entretanto surgiu o lago Coipasa (entre 11.500 e 13.400 anos atrás) que ao secar deu origem ao Salar de Uyuni. A partir do Coipasa nasceram ainda dois lagos modernos, o Poopó (que secou em 2016) e o Uru Uru, bem como o Salar de Coipasa.

O Salar de Uyuni é o maior e mais alto deserto do mundo. Acredita-se que contenha 10 mil milhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas todos os anos. O Uyuni é também uma das maiores reservas de lítio do mundo e possui importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.

Crê-se que a origem do sal esteja relacionada com a grande quantidade de vulcões na envolvente do Salar de Uyuni. A concentração do sal é também facilitada pelo facto de ser uma região muito árida.

Este deserto é composto por 33 "ilhas" que são assim chamadas por serem pequenas elevações de terra, cercadas de sal por todos os lados. As mais famosas são as Ilhas do Pescado e Incahuasi com as suas formações de recife e catos de até 10 metros de altura.

Tal como em qualquer deserto, aqui não existe quase vida selvagem e vegetação. Para além dos catos gigantes, existem arbustos Pilaya, Thola e queñua e plantas de quinoa.

E é quando começa o verão (início de novembro) que os flamingos aparecem. Nestas terras de sal também se podem ver outras espécies de aves e a raposa andina.

Como chegar ao Salar de Uyuni

Como fica entre a Bolívia, o Chile e a Argentina, a viagem até ao Salar dependerá do ponto de partida que pode ter origem num destes três lugares:

Uyuni, Bolívia: é o ponto de partida mais popular. Na praça principal da pequena cidade de Uyuni, a Plaza Arce, existem várias agências de turismo e as reservas podem ser feitas online e com antecedência.

San Pedro de Atacama, Chile: segundo explica a National Geographic (NG), as agências do Chile transportam os viajantes até à fronteira com a Bolívia. A partir daqui, os viajantes são conduzidos por um operador turístico da Bolívia. Tendo em conta a distância, a viagem demora três dias.

Tupiza, Bolívia: se vier da Argentina, este será o melhor ponto de partida. A partir daqui, os operadores turísticos recomendam passeios de quatro dias.

Quando ir

Conforme a NG, entre dezembro e abril, epóca das chuvas, pode contemplar o efeito espelho. Contudo, há que ter em conta a chuva excessiva, especialmente entre dezembro e janeiro, que pode obrigar ao cancelamento de viagens.

A melhor altura será durante a estação seca (maio a novembro). Durante este período, os visitantes podem conduzir pela planície e visitar mais locais. Entre junho e agosto, os preços podem ser mais altos por existir mais procura.

Salar de Uyuni
Salar de Uyuni créditos: AFP or licensors

Uma experiência única que pode não ser para todos

O Salar de Uyuni é um lugar impressionante e único, fazendo parte da lista de desejos de muito viajantes. Apesar de ser um local atraente e fotogénico, há que recordar que se encontra a 3650 metros acima do nível das águas do mar. Assim, caso os viajantes não estejam preparados podem vir a sofrer do "mal da montanha" , também conhecido como a doença da altitude.

Os sintomas da doença da altitude podem incluir náuseas, enxaquecas, insónias entre outros. Assim, o melhor será consultar um médico para perceber como pode prevenir e tratar da doença da altitude.

Para entrar em território boliviano, vai precisar de um visto de turismo e da vacina contra a febre-amarela.

Existem mais desertos de sal no mundo?

Do Irão aos Estados Unidos, passando por Botwsana e Bolívia, são vários os desertos de sal do mundo. No SAPO Viagens selecionamos os mais incríveis. Vejam na fotogaleria:

Se procuram inspiração, podem espreitar algumas das melhores e mais engraçadas fotos captadas no Salar de Uyuni. Para além de muito criativas, captam a expansividade da área e a sua beleza natural. Vejam aqui