Quem já viajou até ao Leste, especificamente Ucrânia, deve ter-se apercebido que elas estão sempre impecáveis: olhos claros muito bem contornados e sombras garridas. Depois, entre um blush ténue e sobrancelhas bem desenhadas, aparece o olhar baixo. Esse olhar por causa de memórias de guerra, o menos colorido do país.  Mas o que se destaca são as cores vivas com que preenchem os lábios. É mesmo o contraste com o clima cinza das ruas. Decidi hoje escrever sobre a Ucrânia, em particular, porque temos uma grande representatividade de pessoas de lá que escolheram Portugal como a sua nova rota. E, por cá, nunca reparou nas cores e estilo com que as ucranianas, de todas as idades, se maquilham? De lábios sempre em destaque, conjugando a cor viva dos batons com uma base clara aplicada na pele.

Algo muito interessante e que talvez explique porque as ucranianas se maquilhem tão bem e de forma não excessiva: todos os produtos de maquilhagem são extremamente baratos. Então para nós, senhores do euro, vale a pena comprar lá toda a cosmética possível. O facto de ser económico, não quer dizer que não sejam produtos de qualidade, pois são e duradouros! Louras ou morenas, enquanto andam de bicicleta ou deambulam pela rua, é muito comum vermos uma boa make-up combinada com o salto alto. Mesmo cá, na calçada portuguesa.

Kiev, Ucrânia
Kiev, Ucrânia créditos: Unsplash

Acho admirável e devíamos aprender com elas a fazer de cada dia um motivo para nos maquilharmos bem. Só me fica uma questão, mas você pode trazer-me a resposta quando viajar até lá: quanto tempo demorarão em frente ao espelho todas as manhãs? E nem precisa perguntar mais nada, pois é visível que as maquilhagens que podemos nelas admirar de dia, também são as mesmas que utilizam se saírem à noite ou num simples convívio. Ora o tempo deve ser o mesmo. Elas não falham e até me identifico, nisto, com elas. Talvez por isso me costumem confundir com uma rapariga de Leste? Se sim, ora muito obrigada.

Vá à terra delas, absorva os monumentos de cúpulas lindíssimas e estes truques de maquilhagem. Fotografe com subtileza e mostre-me que tenho razão. Depois, vá comprar montanhas de cosmética, aproveite que lá é qualidade e promoção todo o ano!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.