A SkyUp Airlines, companhia low cost da Ucrânia, lançou um novo modelo de uniforme para as comissárias, com o objetivo de ser mais elegante e confortável. A companhia aérea substituiu o fato clássico com saia por calças e os sapatos de salto por sapatilhas confortáveis. Além disso, também foram introduzidas mudanças nas orientações sobre cabelo e maquilhagem, sendo incentivados os penteados menos estruturados e a maquilhagem mais leve e natural.
Um estudo e entrevistas com as comissárias de bordo foram o ponto de partida para trabalhar a nova imagem para confeção da nova identidade dentro da empresa.
“Para o máximo conforto durante o trabalho, não haverá mais calçado com salto, apenas sapatilhas. O mesmo vale para as calças. No entanto, é possível que calções largos e alongados apareçam na versão de verão do uniforme”, diz Marianna Grygorash, chefe de marketing na empresa ucraniana SkyUp Airlines.
Portanto, embora algumas das mudanças - como a escolha das cores - pareçam ser por motivos estéticos, o uniforme em si é para fazer com que as mulheres se sintam mais confortáveis a fazer seu trabalho a 30.000 pés de altitude.
“Destacamos um dos tópicos globalmente importantes: os direitos das mulheres e igualdade de género”, explica Marianna Grygorash. “Esperamos que isso se torne um gatilho para transformações globais positivas nas visões e atitudes em relação ao tratamento das mulheres, não apenas na aviação, mas de forma geral", acrescenta, sublinhando ainda que "uma mulher, em qualquer área, deve ter condições de trabalho confortáveis, e a 'marca registada' da tripulação não deve necessariamente incluir salto e um fato clássico”.
Comentários